Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O cenário da educação nacional

O cenário da educação nacional

20/08/2012 Varlei Ramos

No dia 14 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Apesar de algumas metas atingidas, os resultados apontaram algumas defasagens no ensino do país, com destaque, na queda da qualidade do ensino médio em nove estados brasileiros, entre eles, o Distrito Federal. No Ideb, os fatores considerados são: o aprendizado e o fluxo escolar, número de aprovações. Mas será que os estudantes estão finalizando os ciclos com o conhecimento que deveriam ter em suas respectivas séries?

Será que eles possuem algum domínio em conhecimentos gerais? Como informações básicas do nosso dia-a-dia? Um exemplo simples? Quem é o atual Vice-Presidente da Republica? Qual o significado da sigla PIB? Ou até mesmo, quem foi Tiradentes?

O próprio índice responde a esta pergunta, no ensino fundamental, etapa de 1ª a 4ª série, o país saltou da nota 4,6 para 5. No ciclo 2 do fundamental (5ª a 8ªséries) 44% das escolas publicas não atingiram as metas, houve aumento no número de aprovações e a proficiência dos estudantes aumentou somente 0,22.

Apesar destes indicadores, o ciclo final do fundamental aumentou a média de 3,7 para 3,9, ultrapassando a meta estipulada. No ensino médio, dez Estados, entre eles Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal, apresentaram indicies inferiores a 2009.  Analisando estes resultados mais a fundo, é possível concluir que a educação no país está precisando ser reformulada.

Atualmente, lidamos com uma geração imediatista e acelerada devido ao advento dos avanços tecnológicos, como os smartphones, tablets, notebooks, entre outros, que requer uma nova forma de ensino. Os educadores precisam se atualizar e transformar as ferramentas tecnológicas em aliadas à educação, como um chamariz para os jovens se dedicarem aos estudos.

Uma forma rápida de ensino agregado com conhecimentos gerais é a internet, pois nela, devidamente aplicada conseguimos equalizar o padrão de ensino por todo o país. Os governantes precisam se conscientizar que esta ferramenta fácil pode contribuir significantemente para o desenvolvimento da educação nacional.

Qual a melhor maneira de transformar a tecnologia em uma aliada dos estudos? Essa tecnologia pode ser empregada na sala de aula, com recursos multimídias, até no formato de dever de casa com uma pesquisa sobre determinado assunto. A utilização de plataformas tecnológicas proporciona aos professores uma análise das defasagens da turma e contemplam os estudantes com os melhores desempenhos proporcionando desenvolvimento intelectual e reconhecimento, como é o caso do Programa de Incentivo ao Conhecimento (PIC10).

O Brasil precisa se atentar à educação nacional, pois os estudantes de hoje, que foram analisados neste demonstrativo, serão os médicos, engenheiros, governantes, entre outros profissionais de amanhã, que futuramente assumirão as responsabilidades pelas movimentações econômicas, saúde, segurança e entre outras funções imprescindíveis para o desenvolvimento de qualquer nação.

Varlei Ramos é idealizador e diretor do Projeto PIC 10 - Programa de Incentivo ao Conhecimento.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira