Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como escolher o projetor ideal para o que você precisa?

Como escolher o projetor ideal para o que você precisa?

31/08/2012 Jorge Moreira Ferreira

Você já pensou em ter um projetor na sua casa? Muitos com certeza responderam que não, mas atualmente isso é algo bem comum nos lares brasileiros.

Isso porque os modernos projetores permitem se conectar a computadores, videogames, pen-drives, DVDs players, sistemas de alta definição e muito mais substituindo muitas das vezes os aparelhos de TV. A aplicação dos projetores ganhou mais possibilidades como apresentações em reuniões de negócio, trabalhos acadêmicos e entretenimento em bares/restaurantes, pois a compatibilidade com os formatos de arquivos também aumentou.

Agora você deve estar se perguntando: Com tantos modelos no mercado, como escolher o melhor projetor para a minha necessidade? Antes de tudo, é importante conhecer alguns recursos dos projetores na hora da escolha. Primeiramente, o projetor utiliza um canhão luminoso para exibir o conteúdo.

Para isso, é necessário que ele possua uma boa taxa de luminosidade, principalmente para ambientes com pouca luz. Essa é uma característica padronizada pela Ansi (American National Standards Institute) e é determinada pela medida Ansi lumens, uma taxa obtida por meio de diversas medições através da parte frontal da fonte de luz.

Quanto mais Ansi lumens um projetor tiver, maior será a luminosidade do seu canhão de luz. A luminosidade é um requisito fundamental, pois além de definir o tamanho da ampliação da imagem que será projetada, influencia na definição das cores, contraste, brilho e nitidez.

Os projetores com até 2.800 Ansi lumens são ideais para ambientes pequenos como salas de reuniões, salas de aula, salas de estar, home theater, bares e restaurantes. Já em ambientes maiores como auditórios, grandes salões, bares que transmitem eventos e jogos, é recomendado utilizar um aparelho que tenha no mínimo 3.000 Ansi lumens.

Vale avisar que a maioria dos equipamentos traz a taxa de luminosidade tanto para luz branca quanto colorida e você deve prestar atenção às duas. A resolução do projetor também é um fator determinante para a definição da qualidade da imagem. Existem três tipos de resoluções SVGA, XGA e WXGA. Para a apresentação simples de ppts em salas de reunião, que o projeto não vai ficar longe da tela, por exemplo, a SVGA que chega a 800 x 600 pixels é suficiente.

Para imagens que possuem muitos detalhes como tabelas e mapas, projetores com resolução XGA de 1024 x 768 são recomendados. Uma resolução maior como a WXGA de 1280 x 800 é indicada em casos de exibição de muitas informações, como desenhos técnicos e imagens 3D, por exemplo.

Outras dicas a serem avaliadas na hora da compra são:

•a distância de projeção. Dependendo do aparelho, para uma imagem de 60” o aparelho deve estar a 1,8 m de distância da tela. Então verifique antes;

• possuir tecnologia 3LCD, pois contam com três painéis de LCD, que proporcionam altas taxas de transmissão de luz e uma reprodução mais fiel das cores;

• ter entrada USB é fundamental. E ainda alguns modelos mais recentes de projetores possuem entrada HDMI, que transmitem áudio e vídeo de alta qualidade através de um único cabo, que pode ser usado para conectar aparelhos de Blu-Ray, videogames, reprodutor de DVDs, transmitindo imagens em alta definição, com um padrão superior ao sistema analógico.

• o fato de ser portátil. Se você vai precisar levar o projetor de um lugar a outro, isso é muito importante;• os novos recursos incorporados. Toda hora são lançados aparelhos que contam com novas funcionalidades como, por exemplo, interatividade, conexão a dispositivos móveis como iPhone, iPad e muito mais. 

Enfim, antes de comprar um determinado projetor, avalie bem para não levar muito mais do que precisa ou adquirir algo que em pouco tempo não atenda mais as suas necessidades. Boas compras!

Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp - empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade.



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil