Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gerenciamento de canais e o Corinthians: qual a relação?

Gerenciamento de canais e o Corinthians: qual a relação?

09/04/2013 Denis Tassitano

As recentes conquistas do Corinthians, especialmente no último ano, após uma mudança de mentalidade administrativa da sua cúpula, foram a cereja do bolo de um trabalho que rendeu frutos dentro e fora de campo.

Além dos títulos, o clube fortaleceu ainda mais sua marca, disparando na arrecadação de receitas. Mas analisando o time vitorioso e toda sua experiência, é possível extrair dez lições que, além de terem levado o Corinthians ao topo do mundo, podem ajudar os profissionais de canais a atingirem a excelência no gerenciamento de toda a rede de distribuição. Calcem as suas chuteiras e vamos para o jogo:

1. Tenha um elenco forte: da reserva para a fama, o goleiro Cássio assume a titularidade, tornando-se um dos protagonistas. Romarinho empata em plena La Bombonera e Jorge Henrique é taticamente perfeito contra o Chelsea. Canais fortes ajudam o fornecedor a evitar o desgaste no relacionamento, buscando trazer o seu resultado sempre das mesmas revendas. Trabalhe com o objetivo de quebrar a “maldição” da Regra de Pareto, desenvolva canais que tenham o potencial para substituir aqueles que frequentemente batem as metas.

2. Estude os seus rivais: Você sabe quantos pênaltis o meia Frank Lampard, cobrador oficial do Chelsea, bateu no canto esquerdo nas últimas 30 cobranças? Eles sabem! Além de olheiros que acompanham os adversários in loco, o clube conta com uma equipe de inteligência de mercado que levanta informações estatísticas. Independentemente do tamanho da sua empresa e/ou da sua experiência em programa de canais, mantenha-se atento às melhores práticas de mercado, até em outros segmentos.

3. Seja justo com o canal: sem protecionismo, com o professor Tite é assim: joga quem está bem no momento. O seu programa de canais deve favorecer quem está atuando segundo os critérios e metas estabelecidos. Seja claro em temas controversos como rodízio de leads e investimentos em comarketing.

4. Conquiste o comprometimento: “Eu acredito que a doação de todos os jogadores é o nosso diferencial. O foco é imenso, e isto é mérito do nosso treinador”, afirmou o atacante Émerson ao site oficial da Fifa antes do Mundial. Já tive o prazer de vivenciar canais que, independentemente de já terem atingindo a sua meta pessoal, colocaram o coração na ponta da chuteira para que eu atingisse o meu número. Entenda e esteja, você também, comprometido com o business do canal. É como eu costumo dizer para o meu filho Enzo, “é a lei da reciprocidade”.

5. O que importa são os três pontos: Empatite? Eterno 1 a 0? Tão batido quanto “o futebol é uma caixinha de surpresas” é a máxima esportiva que diz que “o que valem são os três pontos”. O profissional de canais precisa focar na eficiência da sua revenda, mais do que tentar ditar regras estéticas e pirotécnicas que, em que muitas vezes, estão mais aderentes a multinacionais do que ao dia-a-dia de quem está no front de batalha.

6. Conjugue o verbo no plural: Cássio, Ralf, Paulinho, Danilo, Emerson ou Guerrero? O discurso corinthiano fora dos gramados é comprovado dentro de campo, o conjunto é o grande protagonista. Deixe o seu ego de lado e saiba valorizar o canal. Agradeça, premie, reconheça, desde os diretores até a moça do café.

7. Confie na estratégia: Mesmo tendo perdido em menos de quatro meses os campeonatos Brasileiro, Libertadores e Paulistão, a comissão técnica e elenco alvinegros foram mantidos. Utilize este exemplo como lição e evite recomeçar sempre um novo programa de parcerias após trimestres fracos. Se a sua empresa estudou bem a estratégia de canais, persista antes de abandonar o que foi traçado. Estabilidade e clareza, também, são fatores para o sucesso.

8. Tenha um balanced scorecard da sua equipe: herói do Mundial, o atacante Guerrero foi contratado através do aplicativo italiano de scouts Wyscout. Avalie a performance, busque novos canais para a sua empresa, ou descredencie, se necessário, sempre baseado em indicadores objetivos.

9. Renovação x Revolução: mesmo após o título inédito da Libertadores, o Corinthians perdeu o zagueiro Leandro Castán, peça chave do sistema defensivo, e teve a chegada dos atacantes Guerrero e Martinez, sendo que o último deixou o clube no início deste ano, simultaneamente com a chegada de Alexandre Pato. Mantenha a sua espinha dorsal de canais, mas revigore a sua carteira sem virar tudo de cabeça pra baixo. Alto turn over e perda de histórico afetam, principalmente, o mercado de vendas consultivas.

10. Aprenda com os seus jogadores: Adenor Leonardo Bacchi, mais conhecido como Tite, também é reconhecido pela célebre frase “Fala Muito”, que gerou até camiseta licenciada. Pare de falar, deixe o conforto do seu escritório e vá visitar e ouvir um pouco o que os seus canais têm a dizer. Dedique um dia por mês, no mínimo, para trabalhar direto de algum revendedor. Peça uma mesa, almoce com a equipe, traga o staff para o seu lado, conheça mais o dia-a-dia e o que afeta, tanto da maneira positiva quanto negativa, o desempenho da sua força de vendas.

*Denis Tassitano, diretor comercial e de marketing da JExperts, empresa desenvolvedora de soluções de software e serviços destinados à melhoria das práticas de gestão nas empresas.



Tributação versus solidariedade

A discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, inserido no contexto da reforma tributária brasileira, trouxe à tona questões relevantes para o setor filantrópico do país.

Autor: Carmem Murara


Sem ordem não há progresso

Anarquia e desordem se espalham pela Terra. Poucos indivíduos ainda sentem a necessidade de agir com retidão. Sem ordem não há progresso.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Novo Marco de Garantias: democratização e barateamento do crédito

Dados do Banco Mundial mostram que, ao redor do mundo, a taxa média de recuperação de créditos é de 36,90 centavos por dólar.

Autor: Adolfo Sachsida


Mau filho, mau cidadão

Quando nascem os bebês, começa uma série de preocupações por parte dos pais de como educarão seus filhos. Aliás, as dúvidas começam mesmo antes do nascimento.

Autor: Pedro Cardoso da Costa


Pablo Marçal, a lição de campanha nas redes sociais

Independentemente de como terminará a eleição de Prefeito de São Paulo – que ainda sofrerá a influência dos acontecimentos dos próximos 40 e poucos dias – o candidato Pablo Marçal dela sairá consagrado como o político que teve a inteligência e a sensibilidade suficientes para bem utilizar as redes sociais e, mais que isso, dispor de conteúdo ao interesse do eleitorado.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Por onde andam os líderes na geração “Plástico-Bolha”?

Vivemos em uma época peculiar. Enquanto a tecnologia avança, as oportunidades se amplificam para as novas gerações.

Autor: Lucas Atanazio Vetorasso


Falta bom senso

No passado, sempre havia, na gestão dos municípios, pessoas com bom senso e visão, tanto que a legislação sobre o manejo do lixo conta mais de 70 anos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Aroma de saudades

Hoje em dia a turma cria os filhos diferente. Na minha época, não... Acho que tudo era mais simples, mais verdadeiro, mais genuíno. Não sei...

Autor: André Naves


O profissional e a profissão

“Ora, poderias encontrar alguma coisa que se ligue mais estreitamente à ciência do que a verdade? Logo, quem ama de fato a ciência deve, desde a juventude, desejar tão vivamente quanto possível apreender toda a verdade.” (Sócrates in A república de Platão).

Autor: Menildo Jesus de Sousa Freitas


Maria da Penha, a demora da Justiça e a real necessidade de mudança

No último dia 7 de agosto, o presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, em nome do Poder Judiciário, fez um pedido de desculpas à ativista Maria da Penha pela demora e por falhas da justiça brasileira na análise do seu caso de violência doméstica.

Autor: Mayra Vieira Dias


Prometer pouco e cumprir muito pode transformar o país

A proximidade das eleições municipais é um momento propício para uma reflexão necessária dos brasileiros.

Autor: Samuel Hanan


Grau de maturidade sociopolítica e democracia

Cada vez mais doutrinadores têm defendido a tese segundo a qual a democracia e o chamado regime democrático constituem-se muito mais acertadamente em uma “resultante estrutural dialética”.

Autor: Reis Friede