Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mais rentabilidade e menores riscos na era de juros baixos

Mais rentabilidade e menores riscos na era de juros baixos

18/05/2013 Mauro Calil

A disseminação da informação para as melhores práticas de como gerenciar o dinheiro e a grande presença de instituições financeiras oferecendo cada vez um número maior de produtos têm levado o sistema financeiro nacional a uma nova adequação de suas regras.

A mais recente e que trará um novo fôlego para os investidores é a decisão tomada no fim de abril pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que ampliou o limite de cobertura de R$ 70 mil para R$ 250 mil para cadernetas de poupança, depósitos à vista ou a prazo, e outros títulos, incluindo os CDBs (Certificado de Depósito Bancários), as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

Para quem atua no mercado financeiro uma das dúvidas mais recorrentes em relação à escolha dos melhores investimentos é qual o produto ideal. Mas, além disso, outra preocupação que sempre nos acompanha é qual a instituição mais segura. Essa preocupação é gerada pela possibilidade da instituição passar por um processo de liquidação extrajudicial ou intervenção que podem ser decretadas pelo Banco Central.

Esta nova medida anunciada poderá ampliar as possibilidades para os investidores de pequeno e médio porte. A partir dessa nova medida, eles poderão escolher novas alternativas oferecidas pelos bancos, o que resulta em um ponto que sempre destaco que é a diversificação dos investimentos. Os casos de intervenção ou liquidação não são comuns e mudanças como esta só confirmam a solidez do sistema financeiro nacional e facilitam a diversificação e um maior ingresso dos pequenos investidores no mercado de renda fixa sofisticada.

Além disso, é uma excelente oportunidade para quem ainda está em processo de formação de patrimônio e também para quem sempre recorre à caderneta de poupança acreditando que ela é o único investimento a salvo de qualquer movimento abrupto do mercado financeiro.

A ampliação do limite confirma a real intenção do Fundo Garantidor de Crédito de disseminar uma melhor cultura para a aplicação dos investimentos visando o fortalecimento das instituições e, consequentemente, maior interesse dos investidores em aumentar os seus recursos.

Essa mudança irá criar um ambiente mais competitivo, pois com esse novo limite novos clientes terão acesso ao mercado financeiro e poderão cada vez mais salvar seus recursos e potencializar seus rendimentos.

*Mauro Calil é palestrante, educador financeiro, fundador da Academia do Dinheiro, e autor dos livros "Separe uma verba para ser feliz" e "A receita do bolo.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso