Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Evite dor de cabeça com a PEC das Domésticas

Evite dor de cabeça com a PEC das Domésticas

18/08/2013 Eduardo Chvaicer

Você sabia que uma família que necessite de um cuidador durante 24 horas e sete dias por semana, precisará de três profissionais se revezando?

Hoje são mais de 3 milhões de pessoas com mais de 80 anos no país e os cuidados com os idosos é uma realidade para as famílias brasileiras.

A reformulação da PEC das Domésticas - Emenda Constitucional 72 - gerou uma série de discussões na área dos empregados domésticos, principalmente, entre as famílias que precisam de cuidadores, pois eles também entram nesta categoria.

Enquanto a lei que regulamenta esses profissionais não é aprovada e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, o que vale é a PEC das Domésticas.

Por isso, a pergunta que todos se fazem é como contratar estes profissionais sem desgastes e preocupações? Por isso pontuo algumas dicas para deixar as famílias mais seguras em relação às contratações dos cuidadores.


Família precisará de três cuidadores com a nova resolução – Com a PEC das Domésticas, a família que necessitar de cuidadores por 24 horas e sete dias por semana, precisará de três profissionais se revezando por 7h20, de segunda a sábado que dará 44 horas e mais uma ou duas pessoas (talvez diaristas) para as 24 horas do domingo.

Vínculos legais – Hoje a família é responsável pelo registro do profissional, pela rotina, pelos pagamentos, encargos, entre outros. Os cuidadores podem ser autônomos (diaristas), empregados domésticos (registrados pelas famílias) ou podem ser registrados por uma empresa conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Independente da forma de registro, por estarem trabalhando dentro de uma residência, os contratantes do serviço poderão ser alvos de processos trabalhistas mesmo que os cuidadores sejam de empresas. Por isso, é fundamental certificar-se da seriedade e solidez da empresa contratada para este serviço.

Quando contratar uma empresa – Com a PEC, o cuidado com burocracias é essencial para que as famílias tenham mais segurança, caso contrário podem ser surpreendidas com processos trabalhistas já que muitas não sabem lidar com a área contábil. Nestes casos, a contratação de um funcionário por meio de uma empresa pode ser uma saída.

Além da comodidade, a empresa acompanha toda a rotina do cuidador, pois antes da contratação o trabalho é acordado pela família e o colaborador.

Além disso, os cuidadores passam por um rigoroso processo seletivo para que todos tenham a segurança necessária. A empresa contratada negocia o salário inicial e os reajustes anuais. Ela também é responsável por resolver os eventuais conflitos e substituições de profissionais.

* Eduardo Chvaicer é empresário e master franqueado da Right at Home no Brasil, líder mundial em cuidados com idosos em domicílio

Fonte: Versátil Comunicação Estratégica



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso