Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Geração Y e as exigências do mundo corporativo

Geração Y e as exigências do mundo corporativo

18/08/2013 Lisia Beraldo

Em minhas experiências com jovens, eu sempre fico admirada com a fome deles de vencer.

Uma ambição sem limites. Respostas prontas e firmes quanto ao futuro: vou ser rico, vou ter meu próprio negocio, quero ser gerente e daí para mais.

O que é mais preocupante é que eles querem alcançar o topo pulando os degraus. Não há como fazer isso sem passar por experiências que será à base do seu conhecimento. É como fazer um bolo e não colocar os ovos para andar mais rápido, a massa não vai prestar.

Afinal como vão atuar como gestores e saber conciliar os conflitos que surgirem nas equipes?

Por isso é necessário desenvolver a maturidade profissional.

Essa impaciência, esse entusiasmo devem ser acompanhados de conhecimentos técnicos, de engajamento profissional, parcerias e muito aprendizado.

O caminho a trilhar necessita de persistência, flexibilidade, colaboração e autoconhecimento.

Muitos praticam o preconceito. Não querem aprender com os “velhos” de casa.

É preciso abrir a mente. Ter a capacidade de ouvir e estar aberto ao aprendizado.

Aceitar um feedback e fazer da crítica um ponto positivo e um desafio. Quem se adaptar vai evoluir e crescer na empresa. Mas o caminho é longo. Não podem desistir diante das barreiras e nem ficar trocando de emprego como se troca de roupa.

Essa geração é o futuro do país e as empresas têm feito esforços contínuos para prepará-los diante das exigências do mundo dos negócios. Não basta ter diploma. É preciso ter habilidades, competências, atitudes, ação e muita inteligência emocional.

E isso requer prática. Lidar com pessoas tem sido o dilema mais difícil até hoje. Como equilibrar e conciliar as prioridades da empresa e os interesses dos colaboradores?

Esses empreendedores serão bons líderes se souberem aproveitar seus talentos pessoais e intelectuais aliados ao objetivo da empresa. Incorporar uma postura desafiadora perante a realidade.

E a realidade não tem a ver com esperteza, caminhos fáceis, desvios para chegar mais rápido ao topo.

* Lisia Beraldo, Coaching de vida, Coaching de carreira e Coaching de liderança



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso