Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A oportunidade das redes sociais para o mercado de TI

A oportunidade das redes sociais para o mercado de TI

21/08/2013 Mariano Gordinho

A última pesquisa do Ibope apontou que já somamos 94 milhões de brasileiros com acesso à internet.

Já de acordou com levantamento do Facebook, o Brasil alcançou 73 milhões de usuários.

Ou seja, quase quatro em cada cinco brasileiros conectados possui uma conta na rede social. Os números consolidam um crescimento de 630% desde fevereiro de 2011, quando o Facebook começou oficialmente sua operação no Brasil e abriu um escritório em São Paulo.

Na época, a rede social tinha 10 milhões de usuários no país. Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, um a cada três brasileiros cadastrados já visita a rede social a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao mesmo tempo, uma pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI no Brasil” revela que houve aumento no acesso às redes sociais para fins comerciais no país, e 34% dos brasileiros entrevistados utilizam o Facebook para trabalho.

O Brasil lidera a lista dos países em que os profissionais acessam o site pelo menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook diariamente, enquanto na Inglaterra eles são 44,3%e na França 35,9%. Para completar esse cenário, um estudo da consultoria McKinsey aponta que as tecnologias sociais têm o potencial de aumentar a produtividade de trabalhadores qualificados de 20% a 25%.

Especificamente no mercado de distribuição de TI, com mais de 3 mil revendas no país, criamos uma grande oportunidade. Afinal, desse alto número de empresas, mais de 80% delas contam com menos de dez profissionais e são companhias com cunho familiar, de acordo com a Pesquisa do Setor, Salarial e Censo de Revendas. Esse é o principal público que está conectado na rede social. É um empresário que utiliza em formato pessoal, mas ao mesmo tempo profissional. Ele está ali para se comunicar com os amigos, mas também em busca de negócios.

Cabe então ao distribuidor marcar presença nesse ambiente, utilizar as redes sociais para ter mais uma via de diálogo com o empreendedor que precisa de informações e de atenção. Com este objetivo, os distribuidores precisam passar a olhar as redes sociais e encará-las como oportunidade. As mídias sociais não são mais um luxo para qualquer empresa. Hoje é um canal para estar na frente do contato e ampliar a proximidade do cliente.

*Mariano Gordinho é Presidente da ABRADISTI – Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso