Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cidades Digitais: um projeto que já deveria ter saído do papel

Cidades Digitais: um projeto que já deveria ter saído do papel

07/09/2013 Marcos Sakamoto

Que o uso crescente das tecnologias de comunicação e informação leva muitos benefícios para a qualidade de vida da população é algo praticamente inquestionável.

Conhecimento e obtenção de informações tornaram-se componentes valiosos para a geração de valor econômico, cultural e social. O cidadão que não está conectado, atualmente, fica defasado em relação aos outros. Nesse contexto, uma administração pública que se preocupe com seus cidadãos tem a missão de desenvolver e implantar programas de governo coordenados e articulados, visando a inclusão digital e, em consequência, social dos indivíduos.

Mais do que simples postos de acessos, deve-se evoluir em direção a um conceito de Cidade Digital. É muito comum associar o termo Cidade Digital ao fato de o município disponibilizar o sinal de "internet gratuita" ou até à construção de telecentros. A construção de cidades digitais, no entanto, vai muito além e passa, basicamente, por cinco dimensões:

1 - Universalização do acesso, ou seja, internet rápida e espalhada por toda a cidade e não apenas em pontos de grande circulação;

2 - Serviços públicos 100% online, nos quais o cidadão possa ter acesso aos serviços sem precisar perder horas em filas;

3 - Dados governamentais abertos, de modo a fazer com que cidadãos se engajassem no processo, dando origem a um ambiente de cooperação na gestão pública;

4 - Ferramentas para registro de problemas, demandas e construção de comunidades de colaboração em torno de questões públicas;

5 - Infraestrutura adequada, com um ambiente colaborativo de produção e operação, que garanta a segurança e sigilo dos dados.

As duas primeiras ações ainda parecem dominar a atenção dos políticos, até porque proporcionam a construção da infraestrutura básica e trazem benefícios diretos e rápidos aos cidadãos. Porém, antes mesmo de ser colocada em prática essas cinco ações, é preciso que se tenha alicerçado outros dois aspectos importantes nos municípios: a inclusão digital e a modernização da gestão pública.

Segundo pesquisa realizada por um professor e um aluno da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem a segunda maior média de preços da banda larga entre 15 países. Segundo o estudo, o brasileiro precisa trabalhar 5,01 horas por mês para bancar uma conexão de 1 Mbps. Já no que se refere à modernização da gestão pública, os sistemas computacionais precisam ser integrados de forma que todos eles possam ser aplicados em toda a rede de atendimento ao cidadão.

Tal necessidade exige uma estrutura de rede e disponibilidade de serviços e aplicações que dependem de infraestrutura computacional e planejamento dos municípios. A julgar pela falta de habilidade com que os representantes públicos estão lidando com as recentes manifestações iniciadas justamente pela internet, se chega à conclusão que agilidade e proatividade, características preponderantes na internet, ainda não fazem parte do cotidiano dos responsáveis por tirar do papel o projeto de digitalização das cidades.

*Marcos Sakamoto é presidente da Assespro-SP.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves