Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água de reuso é a melhor alternativa para as cidades

Água de reuso é a melhor alternativa para as cidades

25/09/2013 Dirceu D´Alkmin Telles

Os usuários da Grande São Paulo estão utilizando água “roubada”.

A região possui menos de 10% de suas necessidades hídricas, de acordo com as recomendações da Organização das Nações unidas (ONU).

Para esse consumo, uma transposição traz da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, no interior do Estado, 33 mil litros de água por segundo. Além da dificuldade para deslocar a água de uma região para outra, um número causa preocupação: 40% da água processada não é faturada, segundo um estudo recente do Instituto Trata Brasil.

Uma solução prática e barata para melhorar esse cenário é a água de reuso. Por não passar por tratamento, ela pode ser utilizada para uso não potável em residências, indústrias e outros serviços de saneamento em São Paulo, no Brasil e no mundo. Aproximadamente 90% das atividades realizadas atualmente poderiam utilizar este método.

O reuso de água deve ser parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional, que compreende também o controle de perdas e desperdícios e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água potável. Embora tenha aparência semelhante, a água de reuso não é potável, portanto, não pode ser bebida nem utilizada em preparo de alimentos. Seu uso também é impróprio para irrigação de hortas e em piscinas. O reuso de água não é um conceito novo e vem sendo praticado em todo o mundo há muitos anos, mas com a demanda crescente por água este se tornou um tema atual e de grande importância.

Em março deste ano, o FIESP e o CIESP, entidades organizadoras das atividades Industriais do Estado de São Paulo, realizaram o Seminário Internacional sobre Reuso de Água e o 8º Prêmio de Conservação e Reuso da Água, que contou com a presença de autoridades e especialistas nacionais e internacionais. Apesar de não ser própria para consumo humano, a água de reuso pode ser usada, entre outras atividades, na indústria, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios.

Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva. Um ótimo exemplo da prática do reuso está na inauguração do maior projeto de água de reuso para fins industriais do Brasil, em novembro de 2012. O sistema denominado Agropolo tem capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água, abastece o Pólo Petroquímico de Capuava, no município de Mauá - SP. Esse volume é equivalente ao consumo de água potável de 300 mil moradores.

A matéria-prima desta planta é o efluente de estação de tratamento de esgoto. Vale ressaltar que todo processo de produção da água de reuso segue o sistema de gestão ISO 9001:2008, obedecendo a rigorosos parâmetros de qualidade.

* Dirceu D´Alkmin Telles é doutor em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira