Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que mudou do IPhone 5 para o 5S?

O que mudou do IPhone 5 para o 5S?

14/11/2013 Júlio Fábio Chagas

Devido ao meu trabalho, sou questionado com alguma frequência, tanto por clientes quanto por amigos e parentes, qual o melhor smartphone que eles deveriam comprar.

Invariavelmente minha resposta se inicia com uma outra pergunta: Que tipo de experiência você procura ? E é exatamente com esse ponto de vista que escrevo um pouco sobre o novo iPhone5S. Qual novo tipo de experiência o usuário terá com esse novo modelo?

Posso resumir em: mais segurança, tudo mais rápido, mais detalhes de imagens e efeitos visuais, maior tempo sem procurar por uma tomada para recarregar, melhores fotos em ambientes menos propícios, vídeos em câmera lenta para não perder detalhes do momento. Além do conjunto de aplicações nativas do smartphone integradas ao novo modelo de processamento + interação, resultando, efetivamente, em uma melhor experiência para o usuário.

Tudo isso possível devido a alguns itens novos:

- TouchID: Mais segurança de acesso, na ponta de seus dedos. Sua digital é sua senha. Mais fácil e eficiente que o autenticador de dois fatores.

- A7 com 64-bits: Duas vezes mais velocidade com esse processador. Porém, à medida que as aplicações forem portadas para o novo iOS SDK, utilizando de maneira mais eficiente os recursos de hardware e do sistema operacional, a sensação de ganho de performance tende a ser maior. E o mais importante para os usuários que não podem ficar sem o smartphone: Mesmo com maior poder de processamento, não houve impacto no consumo da bateria, a qual foi reformulada aumentando de 8horas para até 10horas de uso. As vantagens do novo processador de gráficos serão percebidas nos novos games e aplicações desenvolvidas, também, utilizando das novas bibliotecas gráficas e novas funções dessa unidade de processamento.

- M7: Movimento e Contexto. Suas experiências de movimento capturadas em tempo real por um novo co-processador, específico para esta finalidade, permitindo novos níveis de realidade aumentada e interações com as aplicações. Agora é possível perceber com maior velocidade e exatidão o tipo de contexto do usuário a partir de variações de movimento, velocidade e localização. Se você é um praticante de corridas ou caminhadas, com certeza novas experiências serão adicionadas às suas aplicações de monitoramento, com menor impacto no consumo da bateria.

- Nova câmera: Sensor de imagem 15% maior relativo ao modelo anterior, pixels maiores e abertura de f/2.2. O resultado? Maior quantidade de luz captada na imagem.

- Dois LEDs para fash ao invés de um: 1 branco e outro amarelo, que combinados automaticamente, definem a melhor iluminação para a foto.

O ponto negativo, mas graças aos padrões de frequência LTE no Brasil, os modelos vendidos no exterior continuam incompatíveis aqui, mesmo com 13 diferentes versões de frequência nativas do aparelho (em diferentes modelos por região). As desvantagens continuam as mesmas das versões anteriores, sem Jailbrake:

- download de apps apenas da iTunes Store;

- nada de expansão de memória, interna ou externa;

- nada de transferir conteúdo via bluetooth com outros celulares não iPhone 5 ou superior;

Para quem já é usuário da plataforma, os benefícios compensam o valor do equipamento. Mas prefiro sempre definir como benefício, o conjunto total da experiência do iPhone + iTunes + Serviços Apple.

*Júlio Fábio Chagas é Diretor de Estratégia e Marketing da MC1 - Mobile Done Right.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves