Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fim de Ano… hora de recarregar as energias e curtir a família!

Fim de Ano… hora de recarregar as energias e curtir a família!

19/12/2013 Daniele Vilela Leite

Mais um ano acabando... Hora de comemorar e descansar! Período que para muitos é sinônimo de férias!

Um ano se passou e com ele, trabalhos, estudos, passeios, conhecimentos, aprendizados, alegrias, tristezas, encontros, mudanças e também muitas realizações, conquistas de alguns sonhos, de novos amigos, de bens materiais e imateriais, enfim, conquistas que nem imaginávamos ou não esperávamos que viessem tão rapidamente.

Poxa, quanta coisa aconteceu! Os fatos que nos marcaram durante esse ano não caberiam neste texto. Alguns bons e outros nem tanto, mas o que importa é que, de alguma forma, adquirimos conhecimento, experiências e aprendizado! Bom, o ano está chegando ao fim, e nossas energias também. Para recarregá-las, nada melhor que descansar. As férias são esperadas por todos: empresários, chefes, gerentes, subordinados, professores, diretores, orientadores; todos aqueles que realizam uma jornada de trabalho.

Normalmente, quando chega o final do dia, queremos ir para casa, descansar e repor as energias para o outro dia. Mas, para muitos, o “chegar em casa”, nem sempre é sinônimo de descanso; ao contrário, significa iniciar o “segundo turno”: lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa e, principalmente, dos filhos. Sim, os filhos! Nesse período do ano as crianças estão cansadas de toda uma rotina e mesmo que não cumpram uma jornada de trabalho, participam de diversas atividades: escola, trabalhos e tarefas (que muitas vezes contam com auxílio dos responsáveis), inglês, curso de reforço, música, futebol, ballet.

Para os adultos, pode até parecer “pouca coisa”, mas para as crianças tudo isso é bem puxado. Se pensarmos nos pequeninos da creche, então, esses são verdadeiros guerreiros! Se para os adultos oito horas de trabalho são cansativas, imaginem para uma criança que passa quase 10 horas do seu dia em uma instituição. Claro, com atividades diferenciadas: pedagógicas, de lazer, recreação, higiene e sono, e todas realizadas com dedicação e carinho pelos funcionários.

Mas já imaginou o quanto é desgastante para as crianças? Por mais que gostem e se divirtam nesse ambiente, nada melhor do que estar em suas casas, com o carinho e o cuidado de sua família. Enfim, o que importa é que o fim do ano chegou! Vamos aproveitar esse período comemorativo para descansar, rever parentes e amigos, rir, passear, viajar e aproveitar cada minuto em companhia de pessoas agradáveis. E, se não for fazer nada disso, mesmo ficando em casa, aproveite esse período para rever algumas coisas em sua vida.

Talvez coisas simples, mas que, devido à correria do dia a dia, deixamos de lado para priorizar outras atividades. Aproveite também para “curtir” seus filhos, sobrinhos, primos... Junte as crianças e saia para fazer algo. Que tal jogar bola, ou levá-los para fazer uma caminhada, andar de skate, de bicicleta? Melhor ainda se for em um ambiente seguro como um parque, ou em um centro esportivo, onde não haja o perigo do trânsito! Aproveite essas datas tão especiais, pois só as teremos novamente daqui um ano, quando chegar a hora de recarregar as energias novamente! Boas Festas!

*Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira