Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Se deixar para amanhã, o prejuízo é certo

Se deixar para amanhã, o prejuízo é certo

28/01/2014 JB Vilhena

Não sou especialista em gestão do tempo. Esta seara pertence a outros consultores do MVC, capitaneados pelo nosso querido Costacurta.

Mas entendo um pouco de planejamento e por isso resolvi escrever este breve artigo para te alertar sobre um fato indiscutível: 2014 não vai ser um ano fácil para a área de vendas das organizações. Afirmo isso de maneira tão categórica porque:

a) O carnaval só acontece nos primeiros dias de março;

b) A Copa do Mundo vai diminuir um mês nos nossos calendários;

c) Em outubro teremos eleições majoritárias.

Como sabemos o brasileiro tem tendência a acreditar que o ano só começa depois do carnaval. Em períodos comuns, já aprendemos a conviver com isso. Mas será que em um ano em que teremos um mês inteiro a menos podemos nos dar ao luxo de “cumprir a escrita” e só começar a pensar em trabalhar na quinta-feira, dia 06 de março?

Também temos a tendência de pensar que durante feriados prolongados sempre é possível aproveitar o tempo, treinando e desenvolvendo nossos colaboradores. Mas isso vai ser impossível de ser feito na Copa do Mundo porque:

a) As pessoas não vão ter cabeça para participar de treinamento (presencial ou à distância, tanto faz);

b) Os custos de transporte, alimentação e hospedagem vão estar proibitivos em todo o país;

c) Brasileiros são fanáticos por futebol e quem não estiver assistindo os jogos provavelmente estará assistindo o “trabalho” que os black blocs estarão dando para os organizadores da Copa.

Por último, nem sempre acreditamos que as eleições vão impactar os nossos negócios. Mas em 2014 teremos um quadro sucessório indefinido, pois o partido do governo se desgastou muito com o escândalo do mensalão e as oposições estão se articulando para realmente tentar impedir o ciclo petista iniciado doze anos atrás. Por isso sugiro que você antecipe tudo o que tiver para fazer, pois se deixar para mais tarde, o possível prejuízo se transformará numa triste certeza.

*JB Vilhena é CEO do MVC, professor e coordenador da FGV, autor de 08 livros.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira