Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os 7 principais erros de um líder

Os 7 principais erros de um líder

31/01/2014 Roberto Medeiros

Um dos assuntos mais comentados e estudados dos últimos tempos é a questão da liderança e de como ela pode ser aplicada nas empresas.

São diversos pontos que permeiam como ser um bom líder, como ser um líder que as pessoas se espelhem, como ser um gestor respeitado e etc. Baseando-nos na vasta literatura que podemos encontrar sobre esses assuntos, nos deparamos com a seguinte pergunta: existe realmente uma fórmula ou uma receita de como ser um bom líder de uma equipe?

Cada vez mais as situações do dia a dia nos colocam para lidar com uma diversidade tão grande de pessoas vindas de culturas, valores, histórias de vida e com percepções de mundo tão distintas das nossas, que talvez nos façam perceber que você deva se adequar a cada situação e a cada pessoa usando diferentes estilos e traços de liderança. Partindo dessa premissa é mais fácil pensar no que NÃO fazer, e que com certeza lhe ajudará a ter sua equipe mais engajada, comprometida e porque não, mais feliz.

1. Trate todos da mesma maneira - As pessoas são diferentes, pensam de formas distintas, tem preferências e gostos variados, então por que deveríamos tratá-las de formas iguais? O jeito que uma pessoa prefere ser comunicada, elogiada e criticada com certeza é diferente de outra da mesma equipe, portanto, você líder, deve saber "mapear" os estilos de cada pessoa da sua equipe para ser cada vez mais assertivo em suas comunicações e interações. Com certeza isso trará resultados muito positivos na produtividade de sua equipe e na forma que eles o veem.

2. Aja diferente do que fala - A equipe é o reflexo de seu líder e de suas atitudes e não do seu discurso. Portanto crie uma coerência entre suas ações e o que fala, seja para se espelharem em suas atitudes como para criticá-las posteriormente. Lembre-se: você está sendo observado a todo momento por sua equipe. Não cobre um comportamento de sua equipe que você não demonstra no seu dia a dia.

3. Guarde conhecimento - Guardar conhecimento é uma coisa que você deve fazer caso queira demonstrar insegurança, inexperiência e instabilidade emocional, passando a todos que se sente ameaçado pela sua própria equipe. Agora caso não deseje que as pessoas tenham essa imagem de você, faça de seu conhecimento um patrimônio público. Você se surpreenderá com o canal que acabará criando com uma pessoa quando você a ajuda a resolver um problema, ou a ensina a realizar algum procedimento que você domina.

4. Subestime a inteligência de sua equipe - Não seja objetivo e seguro em suas comunicações, seja prolixo, redundante e tente passar uma imagem não coerente com o momento que a empresa está passando. Esse é um ótimo caminho para manchar sua imagem como líder. Um exemplo é que muitos gerentes conduzem e manipulam reuniões para dar a falsa sensação de que tudo está sendo decidido em conjunto, sendo que a decisão já foi tomada previamente, ou até mesmo antes da reunião começar. As pessoas poderão perceber essa manobra e se sentirem ofendidas, além de você cair em descrédito. Seja transparente, fale a verdade, jogue limpo, lembre-se que sua equipe poderá te cobrar de todas as suas ações.

5. Não dê importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe - Todas as pessoas querem e precisam de crescimento profissional, e você como um líder tem a obrigação de fornecer as ferramentas necessárias para desenvolver sua equipe e ajuda-las nesse percurso. Crie com cada membro de sua equipe um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) contendo objetivos pessoais e profissionais de desenvolvimento no início do ano. Feito isso agende encontros recorrentes para realizarem o acompanhamento desses objetivos e monitorarem se estão progredindo da forma esperada. Se mostre disponível e interessado no desenvolvimento de sua equipe e lembre-se, que uma vez líder, você passará a ser avaliado pelo desempenho de sua equipe, portanto invista na evolução deles.

6. Não explique o porquê - Aquela história de "porque sim" não existe. Isso mostrará a todos que você está inseguro quanto ao seu conhecimento e ao cargo que ocupa, além de passar um ar de superioridade que não te trará bons frutos. Sempre explique todo o contexto de uma atividade, o porquê daquela ação, o impacto que elas terão no todo e se colaborador possui alguma sugestão de como realizar aquilo de uma outra forma. Isso trará um sentimento de real importância para sua equipe, que um líder não vai querer ignorar.

7. Fale mais do que escute - Quando estamos em uma função operacional, ouvimos nosso superior sempre dar a última palavra, ser a voz ativa da reunião, aonde a maioria das pessoas o escuta. Agora, você na posição de liderança quer aproveitar e falar tudo o que não lhe deram oportunidade. Errado!

Um bom líder não perde a chance de ouvir sua equipe, demonstrando real interesse no que estão dizendo, sempre aberto para opiniões, criando e estabelecendo juntos um canal aberto para que todos se sintam importantes e parte do todo. Por outro lado, utilize o tempo enquanto escuta para refletir e falar no momento certo, dando a todos um exemplo onde você utiliza a contribuição dada por todos para criar realmente uma posição final. Que tal lembrar desses pontos no seu dia a dia? Faça um teste, comece a evitar essas situações praticando as dicas acima, e prepare-se para ser visto de uma forma diferente.

*Roberto Medeiros é pós graduando em gestão de serviços e Gerente de Serviços da SOU.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira