Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como anda a sua alimentação?

Como anda a sua alimentação?

28/05/2014 Aline Abreu, Daniela Gonçalves e Isabella Barreto

“Você é o que você come”. Quem nunca ouviu essa frase, seja em programas de televisão, academias, consultórios ou mesmo em conversas entre amigos?

Não é novidade que atualmente uma parcela alarmante da sociedade encontra-se acima do peso, e as pesquisas científicas continuam mostrando que pessoas com sobrepeso apresentam um risco maior de desenvolver uma série de doenças e condições médicas. Se a informação encontra-se disseminada em vários meios de comunicação, por quê manter um peso saudável ainda é uma tarefa tão difícil?

Os transtornos alimentares referem-se a uma perturbação grave no comportamento alimentar, levando a prejuízos clínicos, psicológicos e sociais. Por mais que hoje em dia se fale mais do problema, os transtornos alimentares não são patologias da modernidade.

Desde o século XIV, têm-se relatos de pessoas - principalmente mulheres - que usavam da busca pela “beleza espiritual” como uma justificativa para o emagrecimento – o que deu lugar à busca pela beleza física e pela magreza nas sociedades atuais.

Uma série de fatores contribuem para que a população tenha uma dieta cada vez mais inadequada: falta de tempo, disponibilidade e praticidade dos fastfood, preço elevado dos alimentos saudáveis, são alguns dos fatores que mais pesam na escolha do que e onde comer.

Porém, ainda que se decida manter uma dieta mais saudável, se as pessoas não mudarem a forma de pensar, a chance de retomarem, mais cedo ou mais tarde, antigos padrões alimentares, aumenta consideravelmente, favorecendo recaídas e o famoso “efeito-sanfona”.

A maioria das pessoas que faz dieta sabe que precisa alimentar-se de forma nutritiva, emagrecer devagar, ter bons hábitos alimentares e de vida, fazer exercícios físicos, ser tolerante à fome e ao desejo de comer e se manter motivada.

Porém, ou não sabem como cumprir essas tarefas, ou não sabem como se manterem motivadas a cumpri-las. Para isso, há várias estratégias de tratamento disponíveis atualmente: orientação nutricional, psicofármacos, terapia individual e terapia familiar. Se nós somos de fato o que comemos, já parou para pensar no que você tem sido ultimamente?

* Psicólogas da Link Psicologia



Convenções partidárias abrem contagem regressiva para as eleições

As convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 já podem ser realizadas.

Autor: Wilson Pedroso


Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra