Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coaching: ferramenta de orientação vocacional

Coaching: ferramenta de orientação vocacional

28/11/2014 Marcelo Cardoso

Vivemos em uma época em que os acontecimentos são compartilhados rapidamente. Um mundo globalizado onde você sabe até mesmo o que a sua vizinha comeu ontem no jantar.

E os jovens? Vivenciam esse mundo com muito mais tranquilidade do que os adultos, é claro, é a fase deles. Mas a quantidade de informações e a velocidade faz com que, muitas vezes, surjam dúvidas em relação a tudo. Sabemos que ao mesmo tempo em que os filhos estão mais conectados e mais cientes dos acontecimentos do mundo, eles também estão mais distraídos e superficiais. Tudo muda muito rápido, com a mesma velocidade de um “tuite”. Então, como escolher o futuro profissional diante de tantas opções e informações?

Como saber o que querer para o resto da vida se é difícil decidir entre ouvir música, sair com amigos, ficar em casa na internet? Fico imaginando o que deve passar na cabeça deles. Mas, as coisas não são tão ruins quanto parecem. Também já vivenciamos isso, em uma época diferente, em um cenário diferente, mas no final, deu tudo certo, correto? Para saber o caminho a ser seguido é preciso parar e estudar, antes de tudo, as aptidões. Estudar as aptidões, os interesses e as habilidades pode dar um indicativo do que se quer fazer.

Um outro passo é conversar, buscar pessoas nas áreas que chamam a atenção, ir até seus locais de trabalho e entender a rotina. Muitas vezes, o contato direto com aquilo que “pensa que quer fazer” muda totalmente quando se tem um contato real. Mas, se a situação ficar realmente complicada, a melhor saída é a busca por um especialista. Existem algumas opções no mercado, mas a que quero tratar aqui é o coaching. O coaching usa ferramentas que conduzem o jovem a refletir não somente sobre aquilo que gostaria de fazer - baseado em suas aptidões, mas também sobre o mercado de trabalho, remuneração, os desdobramentos que a escolha possa causar em sua vida.

Muitos jovens acabam escolhendo a profissão da moda ou mesmo seguindo a mesma profissão dos pais e acabam se frustrando. E é exatamente o que o processo de coaching tenta impedir, a má escolha. Não é somente o conduzir, mas fazer com que a pessoa consiga perceber as compatibilidades da área escolhida com os objetivos de vida dela. O processo de coaching de carreira ou vocacional vai auxiliar no autoconhecimento, ajudar na autoestima e autoconfiança, facilitando a tomada de decisão. Fará entender que o futuro profissional não deve ser baseado somente em ganhos financeiros, mas sim, como uma missão de vida e como uma contribuição para a sociedade.

*Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso