Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água: uma responsabilidade de todos

Água: uma responsabilidade de todos

13/04/2015 Daniel Cardozo Junior

O futuro do planeta está ligado à conscientização.

As secas que abatem as regiões Sudeste e Nordeste são fatores que aumentam as dificuldades de abastecimento em muitos centros urbanos, fazendo com que a questão da água seja cada vez mais discutida.

Mudanças de hábitos são necessárias, tendo em vista que a falta desse recurso já atinge mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Estima-se que, em 2030, quase metade da população mundial viverá em condições de alto estresse hídrico. O futuro do planeta está ligado à conscientização. Ações aparentemente simples, como não demorar no banho e fechar a torneira ao escovar os dentes, são imprescindíveis – em 2013, no país, consumiram-se 166,3 litros por habitante/dia, sendo que a Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de 110 litros diários para uma pessoa atender suas necessidades básicas de consumo.

Todos os segmentos sociais devem se comprometer e erguer a bandeira de consumo consciente, desde cidadãos, empresas privadas e ONGs. Usar racionalmente e realizar iniciativas que visem à economia de água é uma forma de preservação da vida, já que este é um bem necessário a todos os seres vivos. Órgãos públicos e o setor privado devem unir esforços para a realização de práticas que visem despertar para a “causa” da água.

As empresas devem ir além das obrigações impostas pela legislação, promover ações que impactem minimamente o meio ambiente. No próprio processo de produção, também se pode reciclar, reutilizar água, reaproveitar sobras de matéria-prima, adotar medidas que economizem energia elétrica. São atitudes éticas que buscam o crescimento econômico sem agressão ao meio ambiente.

Também é preciso investir em projetos sustentáveis que fomentem o engajamento da população – a começar por conscientizar a própria equipe de trabalho. A Víqua, indústria de plásticos que fornece produtos para casa, jardim, construção e irrigação, procura sempre oferecer à sociedade soluções que usem a água de forma inteligente, evitando ao máximo o seu desperdício. Um exemplo é a aplicação de arejadores nas linhas de torneiras.

Esse mecanismo mistura microbolhas de ar à água, garantindo um jato mais suave que reduz em até 50% o consumo. Ou seja, a crise hídrica também pode ser uma oportunidade para quem investe em sustentabilidade. A água é elemento que envolve a maior parte dos produtos da empresa, por isso a nossa preocupação ainda é maior. Se não estudarmos ações inteligentes para reduzir perdas, será difícil evitar o desabastecimento no futuro.

* Daniel Cardozo Junior, diretor da Víqua.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso