Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Despertar da civilização

Despertar da civilização

20/05/2015 Floriano de Lima Nascimento

É um tema que merecia ser estudado, com profundidade, como um marco da existência humana.

O surgimento do “homo sapiens”, no globo terrestre foi uma grande revolução, pois deu início à civilização humana que, mesmo não sendo o que se esperava, (conclusão a posteriori) ocupou, devido a sua inteligência e habilidade, uma posição de importância incomum, à frente dos seres que habitavam o nosso Planeta.

As dificuldades foram tremendas, quase intransponíveis, pois foi necessário enfrentar obstáculos para vencer os desafios de luta pela sobrevivência, fosse devido à ação dos predadores, ou até mesmo causadas pela uma natureza adversa, resultado de problemas climáticos.

Cavernas, buracos e galhos de árvores serviram, no despertar do mundo, de proteção aos frágeis seres que, pouco a pouco, começarem a povoar a terra.

Nunca houve viagem tão longa e acidentada. Mas o ser humano conseguiu, mesmo a duras penas, sobreviver, em grande parte devido a sua habilidade de construir abrigos mais seguros e moradas que os protegiam de muitos dos seus predadores, naquela era distante.

Dentro desse contexto, o tema “As moradas do homem” passaram a ter um importantíssimo sentido, pois foi o que possibilitou a evolução do “homo sapiens” na terra.

A casa em que morava lhe dava, além de aconchego, a segurança de que necessitava para criar a prole e desenvolver-se.

É um tema que merecia ser estudado, com profundidade, como um marco da existência humana.

*O autor é Redator-chefe de O Debate, escritor e professor de Direito Econômico,  Membro do  Instituto Histórico e  Geográfico e da Arcádia de Minas Gerais e ex-presidente da Fundação Brasileira de Direito Econômico.



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray