Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comprometa-se

Comprometa-se

21/05/2015 Anderson Coutinho

É muito comum temos conhecimento hoje em dia de reclamações dentro das empresas por parte de seus colaboradores.

O salário é ruim, o chefe cobra demais, o trabalho aumentando, ninguém enxerga que estou sobrecarregado, não tenho o reconhecimento que mereço, sempre está acontecendo alguma coisa obscura, e outras tantas realidades que até podem ter algum fundamento, mas que em muitas vezes são consequências de nossas atitudes.

Por isso, responda a si mesmo com sinceridade: você se compromete? Existe em você o firme propósito de se doar ao trabalho com o compromisso férreo de realizá-lo da melhor forma que seus recursos imediatos permitirem? Você faz sem precisar ser cobrado? Cumpre com disciplina e regularidade uma lista de responsabilidades rica de itens produtivos? Ou se deixa levar ao sabor dos ventos e em função das cobranças do dia a dia, trabalhando apenas para receber o salário no final do mês? Você quer ter uma carreira ou um emprego?

Vamos mais além. Com quem você se compromete? Com seu colega? Com seu subordinado? Com aquelas pessoas que nada poderão fazer por você numa situação de crise ou necessidade especial? Ou você se compromete com seu líder, com os líderes da empresa e com a própria empresa, seus interesses e objetivos maiores? Muitas vezes, perdemos tempo precioso com lamúrias, lamentos, queixas e reclamações, e para piorar, mantemos tais conversações com quem nada pode fazer para resolver questões que se apresentarem no caminho.

Isso é mais crítico quando cria uma rede de comentários negativos, que em nada contribui para o sucesso da organização em nível algum. Comprometa-se! Mas comprometa-se com a estrutura responsável pelo seu crescimento, evolução e oportunidades que você pode abraçar e, por meio delas, crescer e se tornar um profissional mais maduro, respeitado e com mais autonomia. Comprometa-se com a empresa e com o que os líderes da mesma se preocupam. Não faça por obrigação ou por técnica de ação.

A melhor forma de agir proativamente em benefício de um objetivo é imbuir-se intimamente do compromisso e fazer de dentro para fora, construindo princípios que passem a reger suas decisões tanto nos momentos mais calmos, quanto nos momentos mais críticos. Ter uma lista de princípios na carteira ou na bolsa é um bom começo.

Criar ou alimentar a coletividade dentro de uma organização, como quem fomenta correntes de pensamento contrárias aos interesses maiores desta, mina o equilíbrio, a harmonia, a sintonia, e principalmente, a capacidade de fazer da empresa uma máquina poderosa, que consiga sobressair-se à concorrência, obtendo lucros para fazer os investimentos necessários e condições de prover o crescimento de todos, inclusive o seu.

Comprometa-se! Mas comprometa-se como se você fosse o dono da organização, obviamente naquilo que seu circulo de influência permitir. Para isso, procure aproximar-se das ideias, interesses e conceitos do dono, ou do presidente, CIO, líder principal e do que ele pensa, pois, nenhuma ação será maléfica se estiver sintonizada com as principais preocupações de quem dirige efetivamente a organização. Comprometa-se com o que ou quem realmente faz a diferença e aja como se você fosse o dono. Pense nisso...

*Anderson Coutinho é Consultor de planejamento estratégico da CH&TCR.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso