Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A bolha imobiliária brasileira estourou?

A bolha imobiliária brasileira estourou?

22/05/2015 Luiz Antônio Rodrigues

O momento é de estabilidade no mercado imobiliário brasileiro, mas acredito na melhora do segmento nos próximos meses.

Para todo período de tempestade há o momento de bonança. O que vemos hoje, em meio à crise político-econômica que o país atravessa é uma estabilização de preço e um maior estoque de unidades residenciais nas principais cidades do país. O que favorece o comprador de imóvel, que tem muitas e boas opções à disposição. Mas, na realidade a bolha não existe e nunca existiu no país! Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, especialmente em bairros da Zona Sul, em imóveis de alto luxo há ajustes de preços com leve aumento.

Uma vez que os brasileiros que estavam aplicando seu capital no exterior, principalmente no mercado imobiliário americano, tiveram uma surpresa nos últimos meses, pois, este mercado teve uma alta média de 90% de reajuste nos preços dos imóveis de 2012 para cá, devido à recuperação da economia dos EUA. Com isso, os brasileiros ficaram desmotivados a aplicar em imóveis nos EUA, pois o dólar teve um ajuste de 70% e o imóvel, como já explicado, teve aumento de 90% no mesmo período.

Enquanto isso, a busca por imóveis para locação tem a mesma continuidade, pois o déficit habitacional para a classe média e para imóveis comerciais é muito grande! E a tendência é a população aumentar nesta faixa econômica, assim como o número de imóveis comerciais, pois não foram construídos, nos últimos cinco anos, empreendimentos que atendam à classe média, muito menos com perfil comercial, uma vez que as construtoras se dedicaram a lançar em série imóveis populares ou de alto luxo.

Apesar dos juros em torno de 12% ao ano, o mercado imobiliário sempre será uma opção que não apresenta riscos ao investidor e àqueles que querem poupar com segurança qualquer valor financeiro. A maioria dos brasileiros tem perfil conservador e quando a economia não dá a credibilidade necessária à total tranquilidade, o imóvel é a opção mais segura e eficaz para investimentos pessoais e jurídicos. Com 36 anos de experiência no mercado imobiliário acredito que podemos crescer nos momentos de crise.

Tanto que, em março deste ano reinaugurei uma unidade da minha empresa. Localizada no bairro Nova Suíça, a sede é moderna, com estacionamento próprio, preparada exclusivamente para o atendimento dos clientes que buscam imóveis na região e funcionará como uma importante força de vendas para as outras unidades da empresa. Além deste investimento e atento às necessidades e demandas do mercado, nós, da LAR Imóveis, também agregamos recentemente ao nosso quadro de colaboradores profissionais especializados em imóveis industriais, corporativos, áreas e lotes.

O objetivo desta contratação é um atendimento mais personalizado aos investidores que buscam grandes perfis de imóveis. O comportamento do brasileiro mudou e muitas construtoras estão investindo em áreas para a construção de condomínios, como opção de segunda casa, e de investidores que, com a descrença na economia do país preferem investir no mercado imobiliário, que é mais seguro.

*Luiz Antônio Rodrigues é Presidente da LAR Imobiliária.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves