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Cinco atitudes que podem tornar um profissional dispensável

Cinco atitudes que podem tornar um profissional dispensável

15/07/2015 Eduardo Shinyashiki

O ambiente profissional está cada vez mais competitivo.

O cenário instável não permite ensaios, por isso, as empresas buscam comprometimento de seus colaboradores para que possam superar este momento economicamente difícil.

Nessa hora, é preciso ter cautela com as algumas atitudes e comportamentos, pois, mesmo sendo realizados inconscientemente, podem sinalizar desinteresse e comprometer o emprego.

Veja cinco condutas que devem ser evitadas no trabalho e lembre-se que este é o momento de se destacar e não de se tornar um profissional dispensável.

Sair da sala toda hora para usar celular

A não ser por conta de ocasiões especiais, como um problema familiar que deve ser resolvido naquele dia, deixar sua sala várias vezes para falar ao telefone celular irá gerar uma impressão negativa. Geralmente, as pessoas relacionam essa atitude ao fato de se estar procurando uma nova oportunidade de emprego, por exemplo. A mesma dica vale para quem gosta de trocar mensagens pelo celular. Evite os excessos.

Não responder e-mails

Por mais desnecessário que pareça, sempre responda às mensagens enviadas ao seu e-mail profissional. Não se manifestar irá fazer com que as pessoas o vejam como alguém sem comprometimento ou até irresponsável. Essa recomendação é válida especialmente para os e-mails de seus superiores e clientes.

Falta de organização

O mundo dos negócios é feito de prazos e, por isso, não ter um bom planejamento irá contribuir de forma negativa para a formação da sua imagem. Procure um método que combine com o seu estilo de ser, como agendas e smartphones, e crie uma rotina de atualização dos status de seus compromissos. Cumprir a palavra quando se fala em datas importantes é um ótimo atributo para a sua carreira.

Pedir desculpas por tudo

Muitas vezes, pedir desculpas é visto como um argumento para justificar algo que não deu certo. Ao invés disso, tenha uma atitude proativa e, ao apresentar um resultado negativo, já demonstre também a solução para reverter o cenário. Dessa forma, as pessoas vão entender que você está comprometido com o sucesso das suas atividades, mesmo que, às vezes, as coisas saiam do programado.

Reclamar o tempo todo

Cuidado para não se transformar em uma pessoa amarga e que reclama o tempo todo. Geralmente, os colegas de trabalho estão abertos para nossos problemas quando eles aparecem esporadicamente. Quem sempre está com um humor ruim acaba criando um sentimento natural de afastamento.

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



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