Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Não se pode comer dinheiro”

“Não se pode comer dinheiro”

02/08/2015 Luisa Maria Maia Nobre

Aquela diarista sempre faz comentários desconcertantes a respeito do comportamento das pessoas nos dias atuais.

Afirma que os indivíduos estão deixando os campos sem plantar para conseguirem emprego na cidade grande e a terra fica abandonada sem que ninguém tome conta. Ressequida e improdutiva.

A diarista vai tagarelando pelos cantos na sua simplicidade e dizendo: "De que adianta ganhar muito dinheiro se vai chegar um tempo em que não vamos ter o que comprar".

A lembrança veio rápida ao me deparar com o sucesso estrondoso da escritora britânica E.L. James, um recorde de vendas na última pesquisa apontando que a série de livros iniciada por "50 tons de cinza" já atingiu a marca dos 125 milhões de livros vendidos. E os demais lançados venderam 5,5 milhões de exemplares.

A nova série baseada no primeiro volume da trilogia erótica de E. L. James, "Cinqüenta tons de cinza" retrata o relacionamento do jovem milionário Christian Grey com a estudante Anastasia Steele.

O fenômeno "Cinqüenta tons de cinza" se tornou sucesso de vendas e popularidade pela grande doses de erotismo, fantasias sexuais e cenas até de sadomasoquismo entre os protagonistas.

Mas qual foi a surpresa. Esperava-se que as cenas de teor sexual contidas no livro fossem as de maior destaque junto aos leitores. Entretanto, o que ocorreu foi ao contrário.

Segundo uma lista que foi compilada e divulgada pela Amazon, gigante do comércio eletrônico, a partir das informações de leitura de Grey, cuja tradução chegará ao Brasil em setembro, entre as frases citadas destacamos esta: "Somente quando a última folha cair, a última árvore morrer e o último peixe for pescado, nós vamos perceber que não podemos comer dinheiro".

E a diarista está coberta de razão.

* Luisa Maria Maia Nobre é diretora de redação do jornal O Debate de Belo Horizonte



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira