Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nova Zelândia: 7 dicas imperdíveis para preparar seu intercâmbio

Nova Zelândia: 7 dicas imperdíveis para preparar seu intercâmbio

24/07/2015 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

A Nova Zelândia é uma ótima opção para quem está pensando em embarcar em um intercâmbio cultural.

Paisagens de tirar o fôlego, cidades desenvolvidas, excelente qualidade de vida, além de ter a opção de trabalho e estudo para os intercambistas do curso de inglês que se enquadrem em algumas pequenas regras.

Gostou? Então, confira sete dicas para começar a planejar seu intercâmbio agora mesmo!

1 – Procure uma agência de intercâmbio de confiança - é sempre bom contar com profissionais preparados para indicar o melhor caminho para a realização do sonho do intercâmbio. Fica mais fácil organizar a viagem quando há alguém para indicar os melhores cursos, cuidar de toda a burocracia e ainda dar dicas que facilitam todo o processo pré-embarque.

2 – Faça suas escolhas – é preciso definir quanto tempo você pretende ficar no país, qual o curso, a cidade e a escola que mais se encaixa no seu perfil. Este é um passo muito importante, pois é o momento em que o foco do seu curso será definido, assim como a cidade na qual você ira ficar. Já em relação à permanência no país, leve em consideração sua disponibilidade de tempo e disponibilidade financeira. Lembrando que se quiser trabalhar, é preciso estar matriculado em um curso de pelo menos 14 semanas com carga horária de 20 horas semanais. Na Nova Zelândia, a permissão de trabalho para estudantes brasileiros é para 20 horas por semana.

3 – Confira qual visto irá precisar – se o seu intercâmbio durar até 3 meses, o visto pode ser retirado no aeroporto da Nova Zelândia. Porém, se for mais do que isso, a emissão acontece previamente no Brasil. Em ambos os casos, você deve estar com toda a documentação separada, como formulários, cópia de documentos, comprovação de renda, etc.

4 – Tire ou atualize seu passaporte – se você ainda não tem passaporte é o momento de tirar. Se já tem, precisa checar a validade. O correto é ter passaporte válido pelo menos um mês a mais da data de retorno ao Brasil, caso contrário, será preciso renovar antes da viagem.

5 – Se prepare para conhecer paisagens deslumbrantes – a Nova Zelândia é repleta de natureza e as paisagens que são de tirar o fôlego, como as da trilogia do Senhor dos Anéis. Uma boa ideia é programar-se para passeios e viagens pelo país é já fazer uma lista com os locais que pretende visitar. É bem provável que a lista cresça quando você chegar lá, mas planejar já é um ótimo começo.

6 – Respire fundo e prepare-se para os esportes radicais – o país é perfeito para quem ama surfe, esqui e esportes radicais (bungee jump, skydive, paragliding, rafting, entre outros). Há opções variadas para todos os gostos. Está preparado? Se sim, não pode deixar de conhecer a capital mundial de esportes radicais, Queenstown, uma cidade encantadora que fica no sul do país.

7 – Compre as passagens – normalmente, a agência de intercâmbio disponibiliza este serviço. Assim, fica mais fácil pensar nos outros detalhes da viagem.

Agora o sonho de estudar na Nova Zelândia está mais perto de se tornar realidade. Siga as dicas, comece a fazer suas malas e tenha boa viagem!

* Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso