Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O mercado está se adequando a Geração Z

O mercado está se adequando a Geração Z

19/08/2015 Leonardo Melo

Atualmente jovens procuram mais do que empregos, estão atrás de um lugar para se expressarem e criarem.

As empresas nos tempos atuais tendem a adequar-se ao novo mote de exigências que vem ganhando anseio dos jovens no mercado atual global.

O que esses garotos buscam são empresas inovadoras e que ofereçam flexibilidade no trabalho.

A condição imposta pelas corporações, ou melhor, o questionamento levantado é como a inovação e a valorização do trabalho pode entrar na pauta do empregador.

Como o patrão vai “fisgar” aqueles que hoje requisitam o melhor lugar para atuar e mostrar o talento que possuem.

Tendo em vista o que está acontecendo no mercado atual e procurando saber o que os jovens da atualidade querem oferecer, o CEO e fundador da empresa NAMP!, Xerxes Marques, 30, explica um pouco qual é o perfil das pessoas que saem do ensino médio e superior e vão em busca da “empresa dos sonhos” e como deve ser esse local de trabalho tão requisitado e questionado por esses que hoje são conhecidos como a “Geração Z” (nascidos depois de 1995).

Nome que se dá aos críticos, dinâmicos, exigentes, autodidatas, que não gostam das hierarquias nem de horários poucos flexíveis. Ele conta como está o mercado para os que querem aprender e ao mesmo tempo inovar.

“Quando falamos em flexibilidade no horário, não estamos lidando com o rigor presencial, mas sim o conforto e qualidade do trabalho. O Ambiente fica mais agradável e sem contar que o quadro de profissionais fica comprometido com as tarefas”.

Ainda afirma que em sua empresa, a NAMP!, busca incentivar a criatividade, e também o trabalho com banco de horas, para que os colaboradores tenham liberdade de gerenciar seus horários.

Concordando com isso, a produtora de conteúdos mobile, Jéssica Mariana Moreira afirma, “A flexibilidade está diretamente ligada à criação, principalmente na promoção interna e o olhar humano. A criatividade não é programada, a responsabilidade, sim. A flexibilidade traz a possibilidade do profissional dar o melhor de si no momento certo. É um casamento”.

Ela conta que o reconhecimento da empresa perante os seus funcionários causa boa reputação e agrega valor ao funcionário. “É o ápice do humanismo”, finaliza. Hoje, na opinião dos especialistas os jovens não se submetem à condições que não os satisfaçam.

Diferentemente da Geração X (nascidos entre os anos de 1960 e 1980), que aceita as normas de trabalho, e da Geração Y (nascidos na década de 80 e 90), que são questionadores, possuem bons argumentos e finge que aceita; pode-se dizer que a chegada dessa nova ascendência de adolescentes após o ano de 1995 está causando um certo impacto ao meio organizacional.

Para muitos a flexibilidade é um conforto ou até mesmo a certeza que o amanhã será diferente. Hoje as empresas não vão atrás somente do talento ela quer pessoas que inovam tenham espírito de equipe e ainda, foco em resultados.

* Leonardo Melo, Assessoria de Imprensa.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso