Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Isolamento da Presidenta

O Isolamento da Presidenta

21/09/2015 Bady Curi Neto

Logo após a campanha eleitoral da mandatária maior da Nação, o clima de vitória deu lugar a pressões políticas, manifestações contrárias ao governo, a impopularidade crescente chegando a tormentosos 7% de aprovação.

A exteriorização de sua impopularidade é de tamanha envergadura que a presidenta, deixou de fazer seu pronunciamento oficial na comemoração do dia do trabalhador, utilizando-se, apenas das redes sociais.

Isto nunca ocorrera, chamando a atenção por ser uma pessoa eleita pelo Partido dos Trabalhadores.

Como sabido tivemos uma eleição disputadíssima, com promessas de campanha que não poderiam ser implementadas, escondendo a verdadeira crise econômica, o que deu azo aos próprios eleitores, que acreditaram nas falsas promessas e, hoje fazem coro a reprovação do governo.

A base aliada ao governo tem demonstrado sua insatisfação votando em projetos de forma independente do interesse da Presidenta. O PMDB está cada dia mais distante, fazendo às vezes da oposição.

Ao contrário das promessas de campanha eleitoral, tivemos aumentos de luz, combustível, juros, impostos e inflação o que atinge diretamente no bolso dos trabalhadores.

O Vice-Presidente, Michel Temer, chegou a dizer que com os atuais índices de popularidade será difícil resistir a mais três anos e meio de governo.

Acrescente-se, a crise de impopularidade e a política, que estão para serem julgadas as famosas pedaladas fiscais pelo Tribunal de Contas da União e a investigação das possíveis irregularidades das doações de sua Campanha Política determinada pelo Ministro Gilmar Mendes do TSE, com apoio dos demais membros daquela corte, a primeira podendo ser passível de improbidade administrativa e a segunda de cassação do Diploma Eleitoral.

Para abalar ainda mais a imagem da Presidência, o STF autorizou a investigação de dois Ministros de sua extrema confiança Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social) por possível envolvimento nos desvios de dinheiro da Petrobras, leia-se operação Lava Jato.

Lado outro, seu criador e padrinho, o ex-presidente Lula, outrora homem de popularidade inabalável, que carregava multidões por onde fosse que nada atingia sua reputação, como no caso do Mensalão, onde seus principais aliados foram condenados e ele sai incólume, não goza mais de tanto prestígio popular, chegando a ser vaiado em um aeroporto, tendo que se esconder durante o voo na cabine dos pilotos, segundo informações jornalísticas, para evitar tumulto e constrangimento.

A sua imagem de Estadista passou a ser de um boneco com uniforme de presidiário. Cada dia a situação do governo federal tem se agravado, seja pelas falsas promessas de campanha eleitoral, pela oposição mais atuante, os escândalos de corrupção que envolve pessoas ligadas à Presidenta e a crise econômica e política.

O Isolamento e a impopularidade patentearam-se na comemoração do dia da Independência do Brasil, onde a Presidenta com medo de manifestações contrárias a seu Governo fez o desfile de 7 de setembro praticamente para as autoridades presentes, com cerco de muro de placa de metais, deixando a população para o lado de fora.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso