Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Falsas Vestais

Falsas Vestais

02/12/2015 Bady Curi Neto

As Vestais na Roma antiga eram meninas puras escolhidas para serem sacerdotisas que cultuavam a deusa Vesta.

Com o passar dos tempos a palavra “Vestal” passou a ser utilizada para pessoas de moral ilibada, honesta e que leva sua vida com dignidade.

Figuras políticas que se apresentavam impolutas enquanto oposição, na situação passaram a ser investigadas, réus e alguns já condenados pela Justiça.

O PT, antes de assumir o governo federal, sempre exerceu o papel de oposição ferrenha, como se fosse verdadeiras vestais, retas e incorruptíveis.

Esta imagem foi construída ao longo de vários anos a fio, ficando no imaginário popular, que ao chegar à situação mudariam o Brasil.

Dar-se-ia uma nova era de uma política proba, voltada para os desejos da população, principalmente dos mais carentes, aguerrida contra todo e qualquer ato de corrupção.

Em seu discurso de posse o ex-Presidente Lula pronunciou: “O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu Governo. É preciso enfrentar com determinação e derrotar a verdadeira cultura da impunidade que prevalece em certos setores da vida pública.”

E sendo mais enfático arrematou: “Ser honesto é mais do que apenas não roubar é não deixar roubar. ” Nas palavras da Ministra Carmen Lúcia "Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo...”

A esperança consubstanciava que o Brasil seria um lugar melhor para se viver, longe da corruptela tão alardeada pela antiga oposição, com homens públicos preocupados, apenas e tão somente apenas, com os anseios da sociedade e o crescimento da nação e não com olhos para interesses próprios, na maioria das vezes pouco republicanos.

Já o medo era que um governo de esquerda transformasse o Brasil em uma “nova Venezuela”, com todas as suas mazelas. Ao ganhar as eleições alguns expoentes do partido do Governo abraçaram um plano de poder com a intensão da perpetuidade no comando da nação, traindo todo o discurso de moralidade pública de outrora.

No caso conhecido como mensalão foram condenados políticos que possuíam imagens ilibadas, a saber: José Dirceu, um dos fundadores do PT e ex-Ministro da Casa Civil, Delúbio Soares, ex- tesoureiro do PT, Jose Genuíno deputado e ex-presidente do PT, João Paulo Cunha, ex-deputado PT e ex-presidente da Câmara, entre outros.

Ressalva generalizar, evitando-se injustiças, a corrupção parece ser endêmica. Novamente figuras públicas ligadas ao governo federal estão envolvidas em novos escândalos de desvios de conduta. As contas da campanha eleitoral da Presidente estão sob investigação por suspeitas de abuso de poder econômico, caixa dois e dinheiro proveniente de desvios da Petrobras.

Pela primeira vez na história da República foi decretada a prisão cautelar de um Senador do PT, líder do governo no Senado, sob suspeita de obstrução da justiça na tentativa de evitar que seu nome fosse citado por um réu em acordo de delação premiada. O lobo está deixando aparecer a pele de cordeiro, a Justiça tem se apresentado como iconoclastas das imagens das falsas vestais.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso