Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reduza, Reutilize, Recicle

Reduza, Reutilize, Recicle

15/12/2015 Leonardo Barci

Na prática muito se tem falado, mas ainda pouco se tem feito.

Às vezes tenho a impressão de que estamos todos a bordo do Titanic, na cena do filme de James Cameron que retratou o naufrágio do navio, onde os músicos tocam até os momentos finais como se nada de especial estivesse acontecendo.

Enquanto assisto nos jornais cenas do recente desastre ecológico ocorrido no Brasil, vejo também, entre um intervalo e outro, propagandas da Black Friday.

Me pergunto se as pessoas se atentam para o fato de haver alguma ligação entre as notícias e os comerciais.

Alguns dos desastres que estamos começando a ver se desenrolar cada vez mais próximos de nós começam a mostrar que o consumo - o que, como e o quanto consumimos – está começando a trazer os problemas cada vez mais próximos das portas de nossas casas.

E onde este tema do consumo se encaixa na relação Cliente – Empresa?

Da mesma forma que uma relação de casal que não vai bem causa reflexos naqueles mais próximos, também na relação Cliente - Empresa, quando esta não caminha bem, a sociedade e o ambiente recebem seu impacto.

Tenho a impressão de que algumas poucas empresas já estão atentas ao fato de que em algum momento o cliente começará a se questionar sobre como as empresas extraem, produzem e distribuem seus produtos e serviços.

Infelizmente, ainda, uma pequena quantidade começou a transformar esta percepção em algum tipo de atitude concreta.

Tenho visto grandes empresas se protegendo legalmente dentro de toda a sua cadeia de fornecimento, produção e distribuição através de contratos que corresponsabilizam os parceiros de negócio em eventuais acionamentos jurídicos.

Isso me parece suficiente para alertar as empresas terceiras sobre a importância de suas práticas diárias.

A questão, porém, é que somente isso não é suficiente.

No momento em que o barco afunda, não vai fazer muita diferença se você está na primeira ou na terceira classe. Estamos todos literalmente no mesmo barco!

Na prática muito se tem falado, mas ainda pouco se tem feito. Principalmente no Brasil, acredita-se que ‘o governo’ irá resolver as coisas. Neste exato momento isso me parece pouco provável de acontecer.

Vejo que o momento é de autorresponsabilização - tanto por parte das empresas quanto dos clientes para práticas de consumo cada vez mais sustentáveis.

Da mesma forma que o cenário onde hoje vivemos não foi construído da noite para o dia, o retorno a uma situação de sustentabilidade ambiental e social também não será produzido com muita velocidade.

Assim como o Titanic, no momento, estamos em ‘velocidade de cruzeiro’ em direção ao iceberg dos desastres ambientais cada vez maiores.

O primeiro passo em um cenário como este é reduzir o passo para só então buscar um movimento de correção.  

* Leonardo Barci - Presidente da youDb, blogueiro da Exame.com e co-autor do livro Mind The Gap – Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso