Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A educação e a PNL

A educação e a PNL

09/03/2016 Andrea Guimarães Umbuzeiro

São muitos os traços de personalidade e a maneira de aprendizado de cada ser humano.

Hoje percebe-se que se trabalhamos e respeitarmos a forma de aprendizado de cada indivíduo podemos alcançar resultados ainda melhores.

Nas nossas escolas, apesar de caminharmos para uma mudança, ainda se utiliza um método de ensino limitado, onde o professor transmite o conteúdo oralmente ou visualmente, apenas pelo quadro negro, tirando dúvidas.

E se o aluno não possui uma capacidade de absorção auditiva ou visual, não utilizará todo seu potencial de aprendizado e nem assimilará aquilo que está sendo proposto em sala.

É aí que podemos nos aproveitar da técnica da Programação Neolinguística, desenvolvida por Richard Blander e John Grinder na década de 70.

Por meio dela, descobriu-se a disciplina de Modelagem da Excelência Humana, onde a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo.

Essa percepção pode ser reprogramada por meio da utilização de uma variedade de técnicas, envolvendo a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças de alunos que possuem mais dificuldade de aprendizado que outros.

Na PNL os seis sistemas representacionais do cérebro são: Visual, Cinestésica (sentindo as emoções do corpo), Auditiva, Olfativa e Gustativa. Quando os alunos estão em aula, estão utilizando os cinco sentidos básicos, bem como um sexto sentido que são as palavras, a linguagem do cérebro.

Todos indivíduos possuem os seis sistemas representacionais, mas cada um tem uma dessas características mais aflorada em sua personalidade, o que lhe confere a melhor forma de absorção do aprendizado e percepção de mundo únicas.

Então, o educador quando identifica a forma em que cada um de seus alunos melhor absorve o aprendizado e consegue aplicar a Programação Neurolinguística, alcança melhorias nos resultados do conteúdo passado em aula e contribui para o melhor aproveitamento dos alunos.

É isso aí! Hoje em dia o educador (que é o grande condutor do aluno ao mundo do ensino) que se dedica a estudar e aprofundar-se nas técnicas da PNL poderá compreender ainda mais o universo de cada ser em classe, podendo gerar melhores resultados no rendimento do aluno tornando o método de aprendizado mais “personalizado” e eficaz.

* Andrea Guimarães Umbuzeiro, é coach, sócia da Engenharia de Habilidades, única empresa com representação oficial The International Humanistic Coaching Society IHCOS no Estado de São Paulo.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves