Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Resposta à Cuba

Resposta à Cuba

11/03/2016 Bady Curi Neto

O Ministério de Relações Exteriores de Cuba se manifestou contra as ações de investigação da operação Lava Jato.

Tal manifesto ocorreu após o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ter sido conduzido pela Polícia Federal para prestar depoimentos em investigação de possíveis desvios de dinheiro envolvendo as empresas ligadas ao escândalo de corrupção da Petrobras.

Segundo o comunicado de Cuba “rejeita o ataque contra a constituição e a democracia no Brasil, que converteu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (...), assim como o governo liderado pela presidente Dilma Rousseff, em alvos de ações judiciais e parlamentares, injustificadas e desproporcionais. ”

Acrescentando que “A indignante manipulação da luta contra a corrupção tem o propósito de desacreditar um líder emblemático de nossa América, desqualificar uma das organizações políticas mais combativas da região, derrubar o governo legítimo da presidente Dilma Rousseff e liquidar o processo progressista regional" (fonte G1).

A indignação do Ministério de Relações Exteriores de Cuba chega a ser hilária, se não tratasse de assunto de tamanha seriedade para população Brasileira.

Talvez a repulsa cubana seja por não saber o que é e o sentido da palavra Democracia, uma ilha governada pelos irmãos Castros há anos, em um governo ditatorial, onde o não se respeita a livre iniciativa e impõe à sua população ao regime autoritário.

Deveríamos explicar a Chancelaria Cubana que eles só tiveram acesso às informações sobre o processo, investigação dos desvios da Petrobras, assim como o Impeachment da presidente Dilma que tramita do Congresso Nacional e da condução coercitiva do ex-presidente Lula, porque no Brasil a imprensa é livre, os meios de comunicação não são tutelados pelo governo, os brasileiros têm acesso a todo tipo de informação, bastando para tanto ler, ouvir jornais ou mesmo teclar o computador para se ter acesso a qualquer informação mundial, podendo fazer seu próprio juízo de valor, contra ou a favor do governo.

Esta liberdade de expressão e da imprensa é um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Deveríamos lembrar aos Castros a famosa frase do socialista Salvador Allende: “Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos”.

Se há suspeitas de desvios de comportamento, corrupção ou qualquer outro delito contra qualquer cidadão, os mesmos têm que ser apurados e se provados o cidadão deve ser processado e condenado, seja ele uma pessoa comum ou um ex-presidente da república.

Claro que com a observância irrestrita dos princípios da ampla defesa, contraditório, entre outros, que possam ser desconhecidos em regimes autoritários, mormente o de Cuba onde a defesa da Lei Suprema é prerrogativa da Assembleia Nacional, não existindo Tribunais de Garantias Constitucionais, nem a jurisdição Constitucional.

Com todas as mazelas alardeadas contra as Instituições Brasileiras, Ministério Público, Policia Federal e ao próprio Poder Judiciário, deveríamos lembrar ao governo Cubano que estas instituições são independentes, se aperfeiçoando a cada dia, não tendo que se curvar ao desejo dos governantes.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves