Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

16/05/2016 Debra Chew

Volvamo-nos a Deus como nosso refúgio, sabendo que a oração ajuda toda a humanidade.

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

Em todo o mundo, as pessoas estão pensando no vírus Zika, que a Organização Mundial de Saúde está chamando de “emergência de saúde pública de dimensão internacional”, e que está causando sofrimento às mulheres grávidas em todo o mundo.

Quando sou confrontada com problemas mundiais que necessitam de oração, sempre afasto meu pensamento do mal e me volto para Deus, a fim de ajudar.

Tenho constatado que o Salmo 91 ajuda muito. Ele começa assim: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”.

A ideia de que os filhos de Deus habitam sob o poder protetor do Altíssimo, em um lugar invisível e inacessível ao mal ou ao dano, pode acalmar os temores sobre qualquer emergência de saúde pública.

Quando mantemos em mente o conceito da natureza defensora e protetora de Deus, como também ao fato de o bem ser infinito e sempre presente, começamos a compreender que esse bem tem de incluir a saúde de todos e é independente do local geográfico ou das condições mundiais.

Enquanto eu ponderava as notícias sobre esse vírus e pensava sobre uma amiga grávida que, por temor, havia cancelado seus planos de viagem para as próximas férias fora do país, lembrei-me de uma frase: “Não existe nenhum lugar onde Deus não esteja”.

Pensei: estaria Deus ausente em uma parte do mundo e presente em outra? Estaríamos mais seguros no Tennessee do que na Colômbia, ou mais seguros em Londres do que na África do Sul?

No mesmo Salmo 91, temos a garantia de que “ele te livrará... da peste perniciosa” e “não te assustarás”. Deus está em toda parte, amando Sua criação. Além disso, o estarmos conscientes de Sua presença tem o poder de nos tornar imunes a todo tipo de mal.

Deus não deixa uma parte do mundo assolada e desprotegida enquanto se concentra em outro continente. Mary Baker Eddy, uma reformadora e escritora religiosa, conhecia muito bem o poder de Deus para lidar com as pragas da época dela. Ela conhecia a Deus como o Amor universal e escreveu que Sua voz tranquilizadora se estende sobre continentes e oceanos, até as extremidades mais remotas do globo.

Essa mensagem do Amor diz a todos: Deus nos mantém seguros em toda parte.

Há alguns anos, um amigo meu foi à Ásia. Lá, teve sintomas da gripe aviária, ficou doente e temeroso. Ligou para um profissional da Ciência Cristã para que orasse por ele. Conversaram sobre o fato de que não havia nenhum lugar no globo onde Deus não estivesse presente. Ele teve uma cura quase imediata da gripe aviária. A oração foi eficaz porque ele tinha a certeza de que contava com a melhor ajuda: Deus era seu refúgio e o mantinha bem e seguro, onde quer que estivesse.

Portanto, em meio às notícias sobre a Zika e o contágio, volvamo-nos a Deus como nosso refúgio, sabendo que a oração ajuda toda a humanidade. Permitamos que a paz e a calma divinas substituam o medo e o alarme, raciocinando que Deus é o bem infinito. Quer estejamos caminhando até o supermercado ou voando para outro continente, Deus e Seu poder protetor não estão ausentes.

* Debra Chew escreve sobre a conexão entre o pensamento e o bem-estar a partir da perspectiva da Ciência Cristã. Ela é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Tennessee, EUA.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso