Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

11/06/2016 Cristiano Felicíssimo

30% do total da receita das empresas é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa.

Com a conjuntura econômica desfavorável que está atingindo companhias de todos os setores é preciso buscar meios para driblar a crise sem deixar de investir em inovação e já visando o crescimento.

Não é à toa que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que mesmo neste cenário os gastos e investimentos com TI se mantiveram iguais ao do ano passado, correspondendo a 7,6% da receita das empresas.

Outro dado interessante da pesquisa mostrou que 30% do total é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa. Uma saída é aplicar recursos em soluções que garantam redução de custos em curto e médio prazo, como as de comunicação unificada.

O deslocamento de colaboradores mostra-se um problema para as organizações, pois as despesas com passagem e hospedagem são expressivas e impactam o orçamento. Além do tempo, que atinge diretamente a produtividade.

Por isso, a agilidade proporcionada pela tecnologia garante celeridade nos processos, o que é extremamente importante já que estamos presenciando um momento no qual apenas um minuto pode ser crucial para a tomada de decisão e as negociações.

Quando se coloca no papel o custo versus benefício dos investimentos em inovações que auxiliem na redução destes custos é possível perceber as vantagens com rapidez. A comunicação unificada consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, permitindo uma interface única para o usuário final, propiciando com que por meio de tecnologias de voz, dados e imagens, como videoconferência, audioconferência, telefonia IP, redes de voz e dados, entre outras, as companhias possam realizar reuniões, por exemplo, com a mesma eficácia e um custo menor.

Ainda é possível a implementação de equipamentos que capturam as imagens em full HD, com compressão e descompressão nas duas pontas. Durante uma reunião essa qualidade tecnológica resulta em boas experiências para ambas as partes, ajudando a quebrar a barreira cultural que faz com que haja a preferência pelos encontros pessoais.

Existem diversas soluções disponíveis no mercado e elas podem ser adaptadas, de acordo com a necessidade de cada empresa. As de rádiocomunicação, por exemplo, permitem a conectividade em locais onde o cabeamento não é adequado.

Já outras podem ser aplicadas na rede de telefonia. Uma vez operando com o sistema IP, combinado de sistemas de voz e dados em uma única rede, é possível realizar chamadas gratuitas entre as filiais, além de outros benefícios.

Vale avaliar qual tecnologia atende melhor as necessidades da empresa e analisar a relação custo versus benefício em curto, médio e longo prazo. Projetos eficientes são investimentos que trazem melhoras para o dia a dia das companhias e ajudam a diferenciar as que passarão pela crise e as que ficarão pelo caminho.

* Cristiano Felicíssimo é diretor de Pré-vendas da Seal Telecom.



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil