Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Forças Gravitacionais no Varejo

Forças Gravitacionais no Varejo

24/07/2016 Leandro Krug Batista

Einstein estava certo.

Há 100 anos ele conseguiu teorizar (sem nenhuma planilha de Excel ou HP-12C) que existiam ondas gravitacionais emitidas no universo.

E por falar em gravidade, você sabia que a localização de uma loja pode ser definida por leis gravitacionais?

Não são necessariamente as mesmas variáveis que vemos nos estudos da Física, mas somos mais ou menos atraídos por um tipo de varejo em cada circunstância, dependendo de algumas variáveis que contribuem direta ou inversamente para a nossa escolha! São algumas delas:

Tempo de deslocamento: o tempo de deslocamento do cliente até a loja é inversamente proporcional à sua atratividade.

Distância do cliente: a distância também é inversamente proporcional à atratividade ao cliente. Contudo, se o tempo de deslocamento for menor, ele influenciará nessa atratividade.

Ganho financeiro: quanto maior o ganho financeiro com descontos e ofertas na aquisição de produtos, maior a atratividade do consumidor.

Proximidade a outras conveniências: quanto mais questões o cliente puder resolver na própria loja ou nos seu arredores, mais tempo pessoal ele economizará, logo, mais atraído ele estará.

Interação entre o Digital e o Físico: quanto mais o cliente puder transitar entre os canais digitais (celular, internet, ipad) e os canais físicos, tendo uma experiência integrada, maior será a propensão dos seus gastos.

Existem outras forças gravitacionais e até cálculos mais complexos (Método Gravitacional Converse - 1949), contudo, considerando essas variáveis citadas, já é possível compreendermos por que, às vezes, lojas de conveniência nos cobram preços percentualmente tão mais caros e não reclamamos.

E, ao mesmo tempo, enfrentamos quilômetros de distância para passar o dia inteiro em outlets.

* Leandro Krug Batista é professor da Pós-Graduação da Universidade Positivo, consultor de Franchising e Gestão de Redes de Varejo e Mestre em Gestão Estratégica.



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil