Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sexo e drogas proporcionam a verdadeira iluminação espiritual?

Sexo e drogas proporcionam a verdadeira iluminação espiritual?

22/08/2016 Eric Nelson

Há quase 50 anos, o musical de rock psicodélico Hair proclamava ao mundo que a proverbial Era do Aquário havia chegado.

Por mais agradável e promissor que isso tudo possa soar hoje, a noção de que sexo casual e drogas alucinógenas, dois dos principais temas do musical, possam desempenhar um papel na obtenção da verdadeira iluminação, merece uma análise mais profunda.

Por que agora?

Aparentemente, os últimos 50 anos fizeram muito pouco para diminuir a atração ilusória daquelas que já foram consideradas ideias bastante utópicas. Aliás, aconteceu exatamente o contrário. As drogas LSD, psilocibina e o MDMA ou Ecstasy, já banidas pela agência antidrogas dos Estados Unidos, depois que foram adotadas e usadas com abuso por uma contracultura crescente, com a intenção de usá-las por prazer, são agora apresentadas como uma maneira de fazer a conexão com o eu interior, se bem que sob supervisão médica. Quanto ao sexo casual, o que costumava ser considerado como um meio de lazer e uma maneira de procriar, está sendo lançado como um veículo para casais vivenciarem um senso de conexão espiritual.

Afinal, qual é o motivo para não querer explorar o eu interior, não é mesmo? A questão é se tais métodos de mera gratificação pessoal podem ser considerados como meios genuínos de se adquirir sabedoria espiritual.

A julgar por minha própria experiência ao longo dos últimos 50 e tantos anos, eu diria que a melhor maneira de se alcançar iluminação real e duradoura é por meio da oração, o estado de espírito divinamente inspirado, profundamente humilde, indescritivelmente cheio de paz que vem a nós sem a ajuda (ou potencial interferência) de qualquer agente intermediário, seja físico, químico ou de outro tipo.

Existem tantas definições de oração como existem pessoas no mundo. Mas provavelmente a maioria concordaria que a oração é algo que tem a capacidade de nos inspirar e nos capacitar a fazer o bem aos outros e a nós mesmos.

“A verdadeira oração não é pedir amor a Deus; é aprender a amar e a incluir toda a humanidade em uma só afeição”, escreve a teóloga cristã Mary Baker Eddy. “Orar significa utilizar o amor com que Ele nos ama”.

O que mais me agrada a respeito desse caminho rumo à iluminação é que ele não se baseia na mera gratificação pessoal. Pelo contrário, ele pode ser um catalisador para interagir com os outros de forma completamente desinteressada, em benefício mútuo, em vez de em benefício apenas pessoal. Melhor ainda, é algo que, como constatei inúmeras vezes, leva por si só à cura mental e física.

Mas vai mais longe ainda.

Muito além da regeneração mental ou física que eu possa vivenciar, a oração continua a me proporcionar aquele fundamento moral e espiritual que, pelo menos para mim, só pode ser alcançado por meio de uma comunhão consistente com aquilo que é divino. Pode ser que a oração não pareça tão atraente quanto a droga ou o sexo, mas nada se compara ao impacto imediato e completamente satisfatório que ela pode ter sobre a capacidade de nos conectar com o eu espiritual.

Independentemente de a Era do Aquário chegar ou não, o desejo de descobrir a fonte incontestável e divina do bem em nossa vida permanece para sempre.

* Eric Nelson escreve sobre a conexão entre a consciência e a saúde. Ele também integra o Comitê de Publicação da Ciência Cristã no norte da Califórnia, EUA.

 



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais