Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

Seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

29/09/2016 Eduardo Shinyashiki

É preciso muito cuidado para não “descontar” a pressão no colega.

Seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

Em época de enxugamento de equipes, em que as empresas exigem mais resultados com menos pessoas, é natural que o nível de estresse aumente.

No entanto, é preciso muito cuidado para não “descontar” a pressão no colega - que provavelmente está na mesma situação que você.

Para manter a harmonia no trabalho e não desestabilizar as suas próprias emoções, deixo seis dicas importantes para agregar ao seu dia a dia profissional e melhorar o relacionamento com a equipe.

1 - Antes de querer ser compreendido, compreenda o outro

O primeiro passo para manter a harmonia com os colegas é compreender que o seu ponto de vista não é necessariamente o mesmo do outro. Cada um de nós enxerga a realidade do seu próprio jeito, de acordo com a sua história pessoal e as suas experiências. Por isso, cada pessoa constrói uma visão diferente do mesmo problema.

2 - Olhe as situações de pontos de vista diferentes

Desenvolva uma visão mais aberta para poder observar as situações e as pessoas de diferentes perspectivas e ângulos. É preciso se distanciar, por um momento, do que você quer e olhar para a situação como um observador, da forma mais neutra possível - emotivamente falando -, suspendendo por um momento os julgamentos pessoais.

3 - Seja gentil na sua comunicação

Muitas vezes, as palavras usadas, o tom de voz, o volume, a postura corporal, as expressões do rosto e os gestos são elementos que podem minar a harmonia e alimentar conflitos entre a equipe. Isso pode influenciar diretamente nos resultados. Seja gentil na comunicação. Ser assertivo não significa ser agressivo nem violento.

4 – Tenha bom humor e seja otimista

Manter o bom humor, o otimismo e treinar olhar sempre o lado bom das situações são atitudes que influenciam positivamente a vida das pessoas. Além disso, ajudam a manter a mente aberta e a melhorar os relacionamentos interpessoais.

5 - Expresse gratidão

Expressar o sentimento de gratidão para as outras pessoas desenvolve a valorização e o fortalecimento dos vínculos e da confiança.

6 - Cuide de você e respeite suas necessidades

Cultive os seus sonhos. Cuide do seu corpo, da sua saúde, espiritualidade e força interior, afinal, estar bem consigo mesmo reflete positivamente em tudo, inclusive nos relacionamentos com as outras pessoas.

Com essas atitudes você será capaz de manter um ambiente de trabalho mais harmonioso e atingir todos os resultados traçados com a força e a união da equipe!

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira