Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um bom profissional não se faz só com teorias e técnica

Um bom profissional não se faz só com teorias e técnica

21/10/2016 Dulce Braz

Não só as competências técnicas e o conhecimento são suficientes para o nosso sucesso profissional.

O autoconhecimento e as inteligências emocionais e sociais têm-se revelado de grande importância nas relações, sejam elas, profissionais ou pessoais.

Autoconhecimento e autocontrole emocional, duas competências importantíssimas nas nossas vidas. Nos conhecer profundamente e entender como funcionamos, como nos percebemos em diversos contextos, nos ajuda a passar pelos momentos de desafios e adversidades com mais segurança.

E, não só nos conhecer, mas termos o controle das nossas emoções, perceber quando elas surgem, o gatilho que as libera e entender como negociar com elas para não nos mantermos seus reféns ou suas vítimas. Há, em nós, um “eu observador” de nós mesmos nas situações, que, se estiver consciente, pode conversar e negociar com as percepções e emoções que vão surgindo enquanto nos relacionamos com o mundo.

Esse “eu, sábio”, quando caminha na conquista da maturidade emocional somente pode ser desenvolvido com o exercício do autoconhecimento, da reflexão/meditação, da auto percepção, autodesenvolvimento pessoal/profissional, do investimento em si próprio.

Saber quais são nossas fraquezas, fortalezas, nossos diferenciais e os recursos que podemos acessar em nosso auxílio nos dá primazia em relação a um outro sujeito que se deixa perder num novelo de emoções. E, como isso se revela nas relações profissionais?

No desacerto, na inadequação comportamental, na não assertividade positiva das comunicações, nos tantos momentos em que engolimos “os sapos”, ou que não sabemos dizer não. Nas situações em que, por medo de errar, ou por nos fazermos reféns da invasão de pensamentos de auto sabotagem, fraquejamos; nos contextos em que nos sentimos menores ou incapazes em relação a um outro; em momentos em que permitimos que o medo tome espaço nos fazendo perdedores quando poderíamos nos colocar em nosso favor ou da causa em pauta.

Investimento em nós mesmos, não só técnico, não só no exterior. O mundo que move as relações é um mundo a ser descoberto e domesticado em nosso favor e das boas e promissoras relações.

* Dulce Braz é psicóloga e Coaching - Assessment na Leaders Outplacement Transição de Carreiras.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso