Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Excelência na gestão é essencial ao setor de saúde

Excelência na gestão é essencial ao setor de saúde

16/02/2017 Enrico De Vettori

O setor de prestação de serviços de saúde, especialmente no ramo hospitalar, se vê atado a antigas discussões.

Destacam-se, nesse contexto, algumas questões. Como garantir a sustentabilidade e a qualidade na oferta de atendimento atuando cada vez mais pressionado pela alta dos custos?

O que fazer para lidar com o achatamento das receitas diante da grave crise econômica pela qual passa o Brasil? Como fica a pressão imposta pela necessidade de se atender um número geralmente crescente de pessoas que buscam não depender dos serviços públicos?

E de que maneira é possível responder ao desafio de acompanhar a frenética evolução tecnológica, que traz impactos significativos sobre os investimentos, por um lado, e sobre as expectativas de resultados e de qualidade de atendimento exigidos pelas pessoas que contratam esses serviços, por outro?

A primeira resposta que sugerimos é: fazer investimentos em uma gestão de excelência. Eis, portanto, o grande segredo de sucesso em um mercado ultracompetitivo, com grande parte de seus serviços sendo regulados e que dispõe de uma margem financeira muito restrita para garantir resultados econômicos positivos a seus investidores e empresários.

Como é notório, grande parcela dos prestadores de serviços hospitalares no Brasil ainda está longe de contar com estruturas maduras de gestão empresarial. Em geral, nossos hospitais estão sujeitos a graves problemas que afetam sua saúde financeira: como a cultura do desperdício; a prática de fraudes e desvios; a ineficiência administrativa de recursos físicos e monetários; a exposição a condições ineficientes de gerenciamento de infecções hospitalares; a má gestão das compras; e a falta de eficiência no gerenciamento de recebíveis e outras contas, entre diversos fatores complicadores.

Diante de um cenário tão pouco adequado como o descrito, o repasse aos preços da alta sistemática e exponencial de custos acaba sendo uma medida inevitável. No entanto, essa espiral de reajustes repassados ao cliente certamente está encontrando um teto.

Adotar princípios e soluções de excelência na gestão hospitalar passa a ser, então, essencial para garantir a própria sustentabilidade do negócio. É necessário que os gestores passem a contar com: tecnologias apropriadas e customizadas ao gerenciamento nesse tipo de mercado; pessoal treinado e bem orientado a adotar as melhores práticas e a transformar a cultura administrativa; sistemas e estruturas de controles para reduzir perdas e desestimular desvios de conduta; além de apoio para a prospecção e implementação de soluções que dinamizem a prestação e a oferta de serviços e atendimentos, de acordo com as necessidades e expectativas do mercado.

O Brasil e os brasileiros continuam e continuarão sendo ávidos pela prestação de serviços de saúde de excelência, já que nosso sistema público de atendimento universal está distante de ser capaz de dar conta da demanda gigantesca que existe, com a qualidade esperada.

Há, portanto, vasto espaço para o crescimento da oferta de serviços privados no setor. Mas toda a excelência de atendimento exigida pelos clientes já existentes e pelos entrantes somente deverá gerar boas oportunidades de negócios àqueles prestadores que investirem em excelência na gestão de seus próprios negócios.

* Enrico De Vettori é sócio-líder da Deloitte Brasil para atendimento às empresas dos segmentos de Life Sciences e Health Care.



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil