Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Blended Learning, um salto no aprendizado

Blended Learning, um salto no aprendizado

24/02/2017 Suelen dos Santos Braga

O cenário educacional vem sendo alterado constantemente, principalmente em razão da inserção das tecnologias digitais.

Apropriar-se das ferramentas digitais e utilizá-las a favor da aprendizagem é um grande desafio para educadores que estudaram e aprenderam a ensinar em uma era que não contava com tantos recursos de interação e colaboração.

Segundo a UNESCO (2016), as tecnologias de comunicação e as redes sociais são um catalizador essencial para essa transformação. A juventude de hoje tem uma formidável oportunidade, pois é a geração mais informada da história e também a mais engajada em modos alternativos de ativismo civil, social e político. Isso ocorre por eles serem encorajados, por meio das redes sociais, a seguir o caminho da mobilização, colaboração e inovação.

Certamente este é um dos motivos pelo qual a metodologia do Blended Learning vem ganhando cada vez mais espaço no cenário 3.0, já que o objetivo é aperfeiçoar o desempenho dos alunos – bem como sistematizar práticas pedagógicas – por meio do ensino presencial e a distância, tendo uma base alicerçada em aulas interativas que possibilitam feedbacks e incentivam o engajamento, a motivação e a troca de experiências.

O Blended Learning conceitua-se em gerenciar ações que possibilitam a continuação do aprendizado em ambientes virtuais, utilizando os recursos disponíveis na Internet, para comunicar, pesquisar, discutir questões e exercitar o senso crítico.

Isso possibilita ao aluno ser um curador de conteúdo, contribuindo para que ele desenvolva habilidades do século 21. Existem dois meios diferenciados de ensinar por meio do Blended Learning: síncrono e assíncrono. No modelo síncrono, educador e alunos utilizam diferentes recursos tecnológicos ao mesmo tempo para se conectarem, semelhante à uma sala de aula.

Alguns exemplos de recursos síncronos são telefone, web conferência, chat, vídeo conferência. A web conferência possibilita ao educador ministrar aulas de modo que os alunos possam vê-lo e ouvi-lo, interagindo com perguntas e discussões. Já no modelo assíncrono, educador e alunos não estão conectados ao mesmo tempo.

Exemplos de assíncronos são e-mails, fóruns e outros recursos em que o aluno pode enviar dúvidas, críticas e sugestões, acessando o conteúdo no momento que achar pertinente. Neste formato, o educador pode responder dúvidas e participar de discussões em momentos diferentes, como por exemplo, o aluno publica uma pergunta às 9h e o professor responde às 17h.

A diferença no modo assíncrono é que o tempo pode ser gerenciado da melhor forma por educadores e alunos. Na perspectiva de Moran (2005) “ensinar e aprender, hoje, não se limitam apenas ao trabalho dentro de uma sala”.

Implicam, frequentemente, em transformar o que fazemos fora dela também, seja no modo presencial ou virtual. Ainda segundo o autor, torna-se indispensável a presença do professor porque o encontro físico facilita o conhecimento mútuo na medida em que são estabelecidos laços que fortalecem a confiança para depois gerenciar o processo de aprendizagem, como por exemplo, organizar grupos e discutir propostas.

Para garantir o sucesso do Blended Learning a interação, além de fundamental, é indispensável. É necessário incentivar os alunos a gerenciar as tarefas para uma compreensão aprofundada do conteúdo apresentado para que, assim, possam compartilhar informações, discutir questões e solucionar problemas.

A comunicação entre os alunos fomenta a oportunidade de compartilhar experiências e aplicar o que estão aprendendo, aguçando novos conhecimentos e novas habilidades. Atualmente as plataformas disponíveis oferecem uma coletânea de funcionalidades que permitem elaborar e gerenciar espaços de aprendizagem por meio dos quais os alunos podem compartilhar e interagir, seja com outros alunos ou com o educador.

E em muitas soluções disponíveis no mercado não é necessário investimento, como o Blackboard, Moodle e Dekeos. Aplicativos para comunicação imediata também devem ser usados como Skype, WhatsApp, bem como as redes sociais, onde o educador pode organizar grupos privados, chat, além de compartilhar vídeos, imagens, podcast e outros conteúdos interativos, possibilitando ao aluno acesso de onde quer que ele esteja.

A Planneta oferece formações para Educadores que incentivam a prática doBlended Learning, visando a integração dos recursos tecnológicos aos conteúdos pedagógicos, além de promover a prática colaborativa.

* Suelen dos Santos Braga é Pedagoga e Consultora Educacional da Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil, com experiência em trabalhos relacionados à Educação e Tecnologia Educacional.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso