Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Existem lições a serem aprendidas dos placebos?

Existem lições a serem aprendidas dos placebos?

19/04/2017 Thomas Mitchinson

Cresce a preocupação com pacientes que ingerem remédios em excesso.

Existem lições a serem aprendidas dos placebos?

A preocupação crescente com pacientes que ingerem remédios em excesso está forçando cada vez mais os médicos a pesquisarem novas abordagens para aliviar o sofrimento. Essa preocupação está até mesmo levando alguns médicos a considerar aquilo que outrora era impensável, ou seja, ministrar placebos a seus pacientes.

É claro que a pesquisa sobre o efeito placebo vem acontecendo há séculos. A pesquisadora em saúde e sanadora cristã do século XIX, Mary Baker Eddy, descreveu seu tratamento em uma paciente com edema. Temendo o uso prolongado e excessivo de sua medicação, Eddy finalmente ministrou pílulas desprovidas de qualquer conteúdo farmacológico ? e a senhora continuou a melhorar até que ficou completamente bem.

Mais recentemente, o professor adjunto de medicina na Universidade Harvard, Ted Kaptchuk, realizou um teste com medicamentos clínicos em 270 indivíduos que sofriam de dor extrema. Ele lhes disse que estava conduzindo um estudo comparativo entre a terapia com base medicamentosa e os tratamentos que fazem uso da acupuntura.

A maioria dos seus pacientes relataram alívio real e aqueles que receberam o tratamento de acupuntura relataram resultados ainda melhores. Ironicamente, as pílulas que eles haviam tomado eram feitas de amido de milho e as agulhas da acupuntura eram agulhas falsas retráteis que nunca perfuraram a pele.

Kaptchuk comentou: “Até mesmo pacientes que sabiam que estavam tomando placebos descreveram uma real melhora, relatando mais que o dobro de alívio dos sintomas em relação ao grupo que não recebeu esse tratamento. Essa é uma diferença muito significativa e é comparável à melhora constatada nos testes com os melhores remédios reais para a síndrome do intestino irritável”.

Então, o que isso pode nos informar a respeito dos fatores que achamos que afetam nossa saúde? Eddy se perguntava qual o papel que a mente humana desempenha na cura da doença. Ela escreveu: “A receita médica que é eficaz em um caso falha em outro, e isso se deve aos diferentes estados mentais do paciente” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 149). Essa é uma percepção importante para alguém que está focado em encontrar soluções ? resultados ? em vez de simplesmente examinar metodologias presumíveis.

Recentemente, sofri de uma doença interna muito dolorosa. Ao invés de tomar medicamentos analgésicos, decidi fazer uso de uma abordagem fundamentada na oração para o tratamento como foi desenvolvida por Eddy. Estudei a Bíblia e outra literatura espiritual a fim de imbuir meu pensamento com o poder de Deus. Como consequência, quando comecei a me sentir envolvido na paz e no conforto divinos, a dor desapareceu completamente.

Um dos resultados mais úteis da pesquisa sobre o placebo é que está abrindo a porta para uma consideração sobre abordagens que reconheçam a importância da nossa natureza mental e espiritual em vez de considerarmos apenas a natureza física. À medida que reconhecemos a importância do pensamento para tornar o corpo saudável, faz cada vez mais sentido incluir terapias religiosas, fundamentadas na oração, para a cura da doença.

* Thomas Mitchinson é Comitê de Publicação da Ciência Cristã para Illinois, EUA, e escreve sobre a relação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde. Contato no Brasil: [email protected]



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais