Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lição de carinho

Lição de carinho

10/05/2017 Francisco Habermann

Estudos modernos indicam música como remédio.

Na medicina - em suas múltiplas aplicações - cada vez mais se estudam os efeitos produzidos pela música nos circuitos cerebrais que promovem relaxamento e redução da dor.

Isso é de interesse imediato dos médicos e de hospitais. Algumas instituições hospitalares já possuem esquemas de avaliação dos efeitos benéficos do uso de música selecionada desde a sala de espera até nas salas de procedimentos.

A música, dizem, “possibilita um caminho mais afetuoso entre o profissional de saúde e o paciente. Isso colabora para a humanização do cuidado.” Outro aspecto é a necessidade do silêncio, tanto ambiental como o mental.

A música contribui para a disciplina mental de todos e exige, previamente, silêncio no ambiente. Isso é benéfico tanto para o paciente como para a equipe de saúde. O ruído, claro, é lesivo. As observações assinaladas aqui valem para o homem e para os animais.

Há ainda estudos sobre os efeitos nas plantas. A propósito, tive na semana passada uma verdadeira aula na sala de emergência do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UNESP, daqui de Botucatu.

Fui acompanhar a Estrela, uma Labradora mestiça muito carinhosa que necessitava de cuidados. Na sala daquele renomado hospital universitário vi mais quatro outros animais sendo medicados e controlados com muita dedicação pelos médicos veterinários de plantão.

O que me chamou a atenção foi uma música bem suave que vinha lá do fundo da sala. Como não via nenhum aparelho eletrônico, aproximei-me da acompanhante de um cãozinho ofegante, todo agasalhado sobre a maca forrada.

Percebi que o som vinha da bolsa da senhora que o acompanhava. Ela me explicou: “ele gosta da música de Beethoven, e só as dele”. Disse-me que o cão chegava a se irritar com outros compositores. Beethoven o acalmava sempre.

Fiquei encantado com a revelação. Mas vi mais naquela sala de socorro. Vi o quanto de carinho especial cada acompanhante dedicava aos seus animais de estimação, não arredando pé junto deles, num plantão de acompanhantes nem sempre visto nas enfermarias de humanos adultos que frequento há mais de cinquenta anos.

Foi ali, para mim, uma lição da música da vida ensinada com amor.

* Francisco Habermann é professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira