Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Incontinência Verbal – Mentiras ou Verdades

Incontinência Verbal – Mentiras ou Verdades

23/05/2017 Bady Curi Neto

Mais uma vez atônitos, os brasileiros assistiram o vazamento de uma nova etapa da Operação Lava Jato

Segundo a delação premiada dos donos da JBS, havia envolvimento de um Senador, um Procurador da República e do presidente Michel Temer. Segundo noticiado pela imprensa, o Senador teria solicitado ao proprietário da JBS o importe de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para pagar honorários de um advogado, o que não fora efetivado.

Já o presidente Michel Temer teria conhecimento de valores pagos a Eduardo Cunha, ex-presidentes da Câmara, e Lucio Funaro, presos na Operação Lava Jato em Curitiba, para comprarem os seus respectivos silêncios, o que pode ser caracterizado, em tese, como obstrução a justiça.

Evidente que o escândalo envolvendo o presidente do PSDB e o mandatário maior da nação, apesar de ter que ser melhor apurado, certo que o processo se encontra na fase embrionária de investigação, traz consigo um abalo na base aliada do governo e o agravamento na economia, já tendo o dólar disparado e a bolsa de valor despencada.

Ao tomarem conhecimento destes fatos, em verdadeira “incontinência verbal”, congressista do PT, antes de saberem da íntegra dos depoimentos dos colaboradores - o vazamento só referia a Temer e Aécio - foram para a tribuna pedindo impeachment do Presidente, voltando a falar no golpe contra a Dilma e etc. Pareciam felizes com os fatos narrados.

Esqueceram que Lula, expoente maior do Partido dos Trabalhadores, ostenta a condição não só de investigado, mas de réu em cinco processos, acusado formalmente pelo Ministério Público de obstrução da justiça, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros.

Os simpatizantes do ex-presidente, que sempre desqualificaram as delações premiadas, acusavam a mídia de perseguição, firmavam que vazamentos de textos dos depoimentos dos colaboradores eram seletivos, com a precípua intenção de condenar Lula, em verdadeira teoria da conspiração, agora tomam os vazamentos com verdade absoluta.

Segundo Lula e seus correligionários; Delcidio Amaral, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Léo Pinheiro, Pedro Barusco, Nestor Cerveró, Marcelo Odebrecht, Emilio Odebrecht, João e Mônica Santana, apenas para citar alguns colaboradores, mentiram em seus depoimentos a Justiça, apenas, e tão somente apenas, a verdade irrefutável são os trechos vazados dos colaboradores e donos do grupo JBS.

Ocorreu que, após o vazamento parcial, o Ministro Fachin autorizou que os vídeos dos depoimentos dos colaboradores da JBS se tornassem públicos, sendo dito por eles que Dilma e Lula receberam juntos U$ 150.000,00 (cento e cinquenta milhões de dólares) em conta aberta no exterior para fazer frente às suas despesas e a de suas campanhas eleitorais.

Não se pretende fazer aqui a defesa de Michel Temer ou outro político envolvido com quaisquer desvios de conduta, certo que se existem suspeitas, há de serem investigadas, independente de quem quer que seja, seu cargo ou a cor de seu partido.

O que se pretende e se deseja é que haja um mínimo de coerência da oposição e que sejam esclarecidos com a rapidez necessária de todos os fatos.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves