Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sucesso do Cliente: hein?

Sucesso do Cliente: hein?

30/06/2017 Luciana Teles

Head de Sucesso do Cliente. Sim, trata-se de uma nova função.

Talvez por ser um modelo recém-chegado ao Brasil e ainda pouco difundido em outros segmentos que não o da tecnologia, o cargo ainda gera muita confusão. Muitas pessoas ainda perguntam se é como se fosse um pós-venda ou um tipo um marketing.

A verdade é que não, não é uma atuação de pós-venda e nem se trata de uma ação de marketing! Como a confusão ainda existe, é bom falarmos mais do assunto, então o que afinal é o sucesso do cliente?

E como nós, os profissionais que trabalham com isso, podemos sim fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso das empresas. Para começar, o Sucesso do Cliente (SC) não pode ser encarado como uma área isolada dentro de uma companhia.

Podemos considerar como uma filosofia de toda a empresa com a missão de conduzir e promover um relacionamento duradouro com os clientes, por meio da adoção dos produtos e serviços e da entrega de valor real.

Para dar certo e gerar bons resultados, o SC deve estar entranhado na cultura da organização. Vale aqui dizer o que não é SC, assim é fácil fazer uma comparação em nosso dia a dia. Não, não é um modelo apenas para as empresas SaaS (Software as a Service).

Toda e qualquer empresa que desejar entender profundamente como está a saúde do cliente, de acordo com os seus indicadores próprios e seus desejos, pode usar a cultura do SC como estratégia de crescimento e manutenção da base. Assim será possível formatar um modelo de relacionamento baseado na expectativa em equilíbrio com a entrega.

Muitos pensam que a famosa expressão: “ver como o cliente está” pode ser vista também como SC. Mas não é o caso. Este tipo de trabalho exige previsibilidade, monitoramento e pró-atividade que vão além do perguntar “como posso te ajudar”.

A mitigação do churn (métrica para acompanhar o cancelamento) também não é sinônimo de Sucesso do Cliente. Até porque o churn é um sintoma e não o problema em si. Sei que é uma questão polêmica, mas vamos pensar de forma diferente: nem todo cliente representa um “good fit” para a sua empresa.

Mudanças de cenário, de estratégia comercial e de mercado fazem com que a expectativa de parte da base pare de fazer parte dos planos da empresa. Em contextos assim, o churn é inevitável. Por fim, Sucesso do Cliente também não é apenas “deixar o cliente feliz”. Muito pelo contrário.

Se você adquire um produto online, fica satisfeito em somente ter uma experiência de compra surpreendente? Ou o que realmente espera é um produto que atinja suas expectativas no momento do uso? Claro que a experiência é importante.

Porém, pensando em SC, de nada adiantaria as lojas de calçados, eletrodomésticos e brinquedos te encantarem se o sapato não servir, a máquina de lavar vier com defeito ou o brinquedo não for realmente educativo. Aqui falamos além, é sobre a cultura da empresa, o poder do equilíbrio e a entrega de qualidade.

* Luciana Teles é Head de Sucesso do Cliente na DT+Seekr, plataforma de relacionamento digital.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso