Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O autoconhecimento na recolocação profissional

O autoconhecimento na recolocação profissional

05/09/2017 Astrid Vieira

Os principais pecados cometidos por candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas.

O autoconhecimento na recolocação profissional

Até o momento, o Brasil apresenta mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, o que representa um valor recorde para o país, desde o início do processo de registros de crescimento econômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1948.

Sendo reflexo de uma grande crise econômica nacional, esse número impulsionou mudanças no mercado de trabalho e ainda aumentou o nível de competitividade entre os candidatos a vagas de empregos.

Com este contexto, o processo de procura por um novo emprego se tornou ainda mais árduo e minucioso, sendo necessário que os candidatos estejam atentos a cada detalhe, desde a criação de um currículo acessível, interessante e honesto, até o estabelecimento de uma postura adequada, segura e determinada em uma entrevista para um processo seletivo.

Observo que os principais pecados cometidos por candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas. Dentre os principais erros estão o descontrole emocional, a falta de autoconhecimento e a baixa autoestima, que em muitas situações deixam recrutadores confusos e receosos quanto às qualificações e as experiências inclusas nos currículos de candidatos.

Pensando sobre essas dificuldades, o método intitulado SOAR vem sendo aplicado em diversas áreas e obtendo grandes resultados. Sendo ancorado pelas palavras Situação, Obstáculos, Ações e Resultados, o método SOAR tem origem em estudos realizados pela Universidade de Nebraska-Lincoln nos Estados Unidos, que foram posteriormente publicados no Journal of Educational Psychology.

Para atingir os resultados esperados, os estudantes tiveram que criar quadros comparativos, fazer assimilações, perguntas práticas e gravar notas completas por meio de computadores e iPads. A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões.

Com um nível de precisão de quase 87%, o método pode ser trabalhado em organizações, individualmente ou em grupos, de forma a trazer benefícios nas áreas de desenvolvimento pessoal e crescimento; diversidade e inclusão; trabalho em equipe; melhoria na comunicação e nas relações; integração com funcionários; processo de seleção de candidatos para empregos; resolução de conflitos; coaching; liderança; produtividade e desempenho; e equipes de vendas.

No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões. Para que seja possível essa descoberta, o método SOAR possibilita que as pessoas relembrem e reúnam histórias de realizações profissionais de forma a demonstrar o uso e a relevância de suas habilidades.

Por meio de um treinamento prático, os candidatos aprenderão a lidar de forma estratégica e assertiva em entrevistas de emprego. Durante o treinamento, os candidatos irão expor seu histórico de realizações profissionais de forma a convencer seus recrutadores de que possuem as qualidades e habilidades necessárias para preencher a vaga de emprego pretendida.

Neste processo, os candidatos serão orientados a fazer afirmações claras e objetivas sobre suas qualificações, ao invés de descrições de potenciais, talentos ou responsabilidades. O candidato pode preferir narrar seu histórico de realizações em tópicos para cada cargo que ocupou, informando de maneira rápida e sucinta o que realizou em cada etapa profissional.

O treinamento é bastante relevante, já que demonstra o impacto mensurável e quantitativo das contribuições dos candidatos para as empresas das quais fizeram parte, diferenciando-os de outras pessoas com qualificações semelhantes. Acredito que esse processo também cria uma oportunidade para que os recrutadores façam perguntas sobre assuntos dos quais os candidatos tenham maior domínio.

* Astrid Vieira é Diretora da empresa Leaders Outplacement.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira