Portal O Debate
Grupo WhatsApp

3 passos essenciais para oferecer o atendimento ideal

3 passos essenciais para oferecer o atendimento ideal

29/09/2017 Ricardo Pena

Acho que é assim que gostaríamos de nos sentir toda vez que interagimos com uma empresa.

Não seria ótimo você se sentir importante para a empresa da qual você adquiriu um produto ou um serviço? O mais curioso é que não conheço nenhuma empresa que deseja atender mal seus clientes. Até hoje, nunca vi uma empresa que colocasse em suas metas baixar o índice de satisfação dos consumidores.

Pelo contrário: as empresas costumam ter metas agressivas de melhoras no atendimento. E o mais curioso: a maioria delas sabe o que deve ser feito para atingir esses índices. Mas se as empresas querem atender bem o cliente e sabem o que devem fazer, por que elas não fazem?

Na minha visão tanto as empresas, quanto as pessoas acabam não fazendo tudo que sabem, ou seja, você sabe o que deve ser feito para ter sucesso numa atividade, mas você não faz. Se você fizesse tudo que sabe sobre dieta alimentar, por exemplo, como estaria sua saúde ou seu peso agora?

E como as empresas são feitas de pessoas, muitas vezes isso acontece também no meio profissional. Existe uma diferença entre o que sabemos e o que fazemos. Muitas vezes a solução é simples para um problema é simples, mas falta atitude.

Uma empresa pode até ter um ótimo produto, mas, se o atendimento falhar, a qualidade do serviço pode pôr tudo a perder. Imagine que você está em um restaurante com uma excelente comida, mas com garçons de cara fechada e mal-humorados.

Você voltaria só pela comida? Mesmo sendo maltratado? Muito provavelmente não. O mesmo vale para diversos outros segmentos, onde a atitude para executar o trabalho de forma diferenciada faz a diferença. A pergunta que eu sempre faço é "Existe formula mágica?".

Existe uma "receita de bolo" que funcione para todas as pessoas e empresas? A resposta é não. Tem muitas variáveis a serem consideradas e as pessoas são diferentes (ainda bem), mas existem alguns cuidados e mudanças que podem ser adotados na sua vida, dentro e fora da empresa, que facilitam gerar uma experiência sensacional para outras pessoas.

1. Não se contente com o bom, busque o excelente. Não menospreze o seu trabalho.

2. Crie suas metas pessoais e não se contente com 90% de execução, faça 110% no mínimo. Faça seu trabalho com prazer e tenha em mente que você é responsável pelo seu sucesso e pelo seu aprendizado. Não culpe os outros. Fazer algo bem feito é um exemplo que as pessoas em geral seguem.

3. Agradeça as pessoas pelo que elas fizeram. Celebre as pequenas conquistas, isso mostrará que você se importa com as outras pessoas e criará um ambiente de confiança.

Como eu disse anteriormente tudo isso parece muito óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de fazer o mais simples, EXECUTAR o que já sabemos.

* Ricardo Pena é diretor de Pré-Vendas e Consultoria da Avaya para o Brasil.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves