Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Almoço com Jesus

Almoço com Jesus

25/10/2017 Thomas Mitchinson

“Com quem eu gostaria de me encontrar, por alguns momentos, para uma troca de ideias?”

Almoço com Jesus

Todos os anos, leio o livro The Travelers Gift [O presente do viajante], de Andy Andrews, uma ficção sobre um jovem que enfrenta grandes crises em sua vida e que, depois de um acidente de carro, viaja pelo tempo. Ele é recebido por várias figuras históricas e cada uma delas lhe dá um conselho valioso.

Encontra-se com os presidentes Truman e Lincoln, com Cristóvão Colombo e Anne Frank, entre outros. Esse livro é uma leitura rápida e um dos meus favoritos, mas sempre me deixa pensando: “Com quem eu gostaria de me encontrar, por alguns momentos, para uma troca de ideias?”

Tal como o personagem do livro, eu gostaria de me encontrar com os ex-presidentes Truman e Lincoln, e, provavelmente, com John Adams, assim como Tchaikovsky.

Mas não existe ninguém com quem eu mais gostaria de me sentar e conversar, do que com Jesus. Com todo o divisionismo, controvérsia e ameaças de violência que este mundo enfrenta, eu gostaria muito de ter “um almoço com Jesus”, por assim dizer, para ouvir o que ele diria e também para pedir seu conselho a respeito de como eu poderia ajudar a curar essas divisões, vivendo uma vida melhor. Mas, sei que suas palavras não se desviariam do que está na Bíblia.

Gosto muito do Sermão do Monte (Mateus, capítulos 5 a 7). Nele, Jesus não é condescendente com nossas mesquinhas antipatias e animosidades, muito menos com o ódio feroz que possamos sentir uns pelos outros. Ele faz algumas firmes exigências, quando declara: “Amai os vossos inimigos, bendizei aqueles que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos caluniam e vos perseguem”. Ao longo dos anos, essas palavras têm sido para mim uma repreensão, sempre que expresso algo menos do que amor para com os outros e, ao mesmo tempo, são um conforto quando recebo ataques verbais.

Como cristão, especificamente como Cientista Cristão, tomo as palavras e as obras de Jesus como sendo a graça salvadora que pode trazer a cura para as disputas destrutivas e a violência que afligem nosso país e nosso mundo. O Filho de Deus apresentou a solução para todos os problemas que enfrentamos e declarou: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos...”. Se a obediência prática à verdade que ele ensinou é a forma mais pura de cristianismo, então, o Sermão do Monte deve ser acalentado no coração de todo cristão como um guia muito importante para a vida.

Isso é o que Mary Baker Eddy, a Fundadora da Ciência Cristã, defendia. Ela não somente usou muitas vezes citações desse Sermão em seus escritos, como também escreveu em uma mensagem para sua igreja: “Em minha opinião, o Sermão do Monte, lido todos os domingos, sem comentários, e obedecido durante toda a semana, seria suficiente para a prática cristã”.

Eddy ensinou que as palavras e obras de Jesus não são relíquias de uma cultura passada e de um tempo menos sofisticado. Elas são para todos os tempos, em seu poder espiritual e em sua eficácia, até mesmo para a cura da doença. O Deus onipotente, que Jesus revelou, está presente para curar o corpo físico, bem como, os “corpos” das nossas comunidades. Pude comprovar isso muitas vezes em minha vida, em casos de doenças e em momentos de conflito pessoal.

Lembro-me de uma noite, antes de me apresentar diante de uma multidão, que fiquei doente do estômago. Como teria de tocar clarinete nessa apresentação, eu não podia ficar com náuseas. Pensei no grande amor de Jesus para com todos e no Pai onipresente para o qual ele nos ensinou a orar. Enquanto esperava pela minha vez de entrar no palco, orei a Oração do Senhor, vagarosa e silenciosamente, procurando sentir o poder salvador de Deus por trás das palavras. Quando terminei essa grandiosa oração, consegui entrar no palco e tocar bem e sem esforço.

Naquela noite, de certa forma, tive um “almoço com Jesus”, deixando que suas palavras falassem diretamente a mim, influenciando-me e trazendo calma e bem-estar à minha vida. Isso é possível para todos nós. Os ensinamentos de Jesus falam a cada um de nós, e eles contêm um vasto e inexplorado potencial para trazer paz, amor e cura a todas as nossas comunidades.

Se você está perturbado com os acontecimentos mundiais ou com questões pessoais, e gostaria de ter uma reunião com um amigo sábio e atencioso, abra a Bíblia e almoce com Jesus, lendo seu amado sermão e permitindo que este influencie você e suas ações. A cura do mundo começa em cada um de nós.

* Thomas Mitchinson é Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado de Illinois, EUA. Contato no Brasil: [email protected]

Publicado originalmente em inglês no Peoria Journal-Star.



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais