Portal O Debate
Grupo WhatsApp

USB achado na rua. Poderia ser da sua empresa.

USB achado na rua. Poderia ser da sua empresa.

12/12/2017 Jaime Muñoz

Como evitar que isso aconteça?

Há algumas semanas o Sunday Mirror noticiou que um pendrive foi achado caído na rua contendo 76 arquivos com informações sobre as medidas de segurança do Aeroporto de Heathrow, de Londres, um dos maiores do mundo. Nestes arquivos haviam informações que – certamente – não deveriam estar em um dispositivo deste tipo, muito menos perdido na rua.

Os arquivos tinham dados sobre a rota tomada pela Rainha Elizabeth ao usar o aeroporto, incluindo o horário das patrulhas do aeroporto contra ações terroristas. Mais: o ID de policias que tinham acesso a determinadas áreas secretas no aeroporto também estavam no pendrive.

Já imaginou se fossem arquivos de sua empresa? Como evitar que isso aconteça? Inúmeros relatórios de segurança, desde Gartner, Forrester, Cisco, Forcepoint, Intel entre outros, têm apontado que boa parte das perdas e roubo de dados empresariais acontecem com a participação de alguém da equipe interna da companhia.

The Information Commissioner´s Office (ICO) descobriu que quatro das cinco principais causas de violação de dados são provocadas por erro humano ou processos inadequados de gestão documental. Ou seja, o maior “inimigo” da organização pode estar dentro de casa, mas, no entanto, a grande maioria dessas violações de dados é puramente acidental, quando o usuário clica em uma campanha de phishing entre outras ações.

Esta pesquisa do ICO mostra também que as medidas tradicionais de conscientização da segurança cibernética podem ser amplamente aprimoradas por um programa de segurança abrangente que permita uma mudança de cultura e abordar o comportamento dos funcionários.

Assim, é necessária uma abordagem de melhor qualidade do manuseio das informações para construir um ecossistema eficiente de segurança. O uso combinado de tecnologias é uma das ações necessárias que podem contribuir neste processo.

Combinação DLP - Data Loss Prevention com Data Classification pode ajudar

Para evitar o extravio de dados uma solução DLP - Data Loss Prevention pode ser usada, além dela permitir determinar se a informação é pública ou confidencial, ela monitorar as ocorrências que podem ocasionar o vazamento de informação e bloqueia todos os discos removíveis USB e define quais outros dispositivos podem ser usados para a transferência de arquivos.

A proteção aumenta se a solução DLP for combinada com uma tecnologia de classificação de dados (Data Classification) porque esta exige que o usuário determine a qualificação da informação que está criada o manipulada. Assim, uma informação terá maior proteção ao transitar pela rede corporativa, pela nuvem ou via dispositivos USB porque será maior o controle sobre ela e sobre o que se pode fazer com ela.

Com esta combinação do DLP e Data Classification, a solução de DLP ganha maior precisão, assim como também a política geral de segurança, o que permite também avançar para o atendimento dos padrões regulatórios das indústrias, potencializando as demais políticas de transparência da informação e proteção e privacidade dos dados do usuário.

* Jaime Muñoz é Diretor para América Latina da Boldon James.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves