Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando brilha o coração

Quando brilha o coração

24/12/2017 Francisco Haberman

O jovem estava pensativo e fui falar com ele, ali mesmo na rua.

Tranquilo, mas com cara de muito vivido, olhou-me nos olhos e pareceu-me receptivo. Naquele dia, aprendi lição com o que dele ouvi. Foi uma deliciosa surpresa. Contou-me estar abandonado desde criança.

Ao nascer, fora adotado e depois de crescido sem nunca ter frequentado uma escola, fora abandonado à própria sorte. Sendo adolescente acostumado ao trabalho incessante como forma de sobrevivência, jamais teve tempo de entretenimento na vida.

Nem mesmo para se descontrair, pois o cansaço diário, contínuo, não permitia. Nunca experimentara nenhum vicio. Carinho? Só o cultivado por ele mesmo para preservar os valores d´alma. E foi nesse detalhe que me demorei, perguntando suas impressões mais íntimas.

Aprendi, então, lição inesquecível que divido, aqui, com os que me acompanham nesta jornada. Quando lhe indaguei se sentia tristeza, respondeu-me desconhecer esse sentimento; diante de minha insistência, reafirmou não senti-la nem mesmo quando fora abandonado.

Viu a realidade de sua existência como uma oportunidade na vida. Oportunidade de tornar-se independente e progredir pelo seu esforço próprio. E desânimo? Nunca, disse, me afirmando isso com muita segurança. Fiquei admirado com tal atitude. Intrigado, queria saber mais dessa criatura tão especial.

E no trabalho, é feliz? Nunca estive melhor, disse-me, e continuou: vivo dele e para ele. Embora simples, faço tudo o que me está ao alcance para atender às finalidades da tarefa diária. Sou pago para isso e não posso me distrair um instante sequer durante a jornada. E explicou mais a este curioso e surpreso interlocutor.

Deste meu trabalho simples, afirmou-me, resultarão catedrais para a fé dos homens sinceros, abrigo para os de boa vontade, hospitais para os necessitados, asilos para os debilitados, escolas para os interessados, abrigos para os desamparados e até prisões para os infelizes que tropeçam na vida.

Fiquei encantado com tamanha sinceridade e tanta consciência daquele jovem simples ali na minha frente. Parecia estar declinando conhecido conto da literatura clássica. Quando quis saber qual o seu trabalho, respondeu-me:

- Quebro pedras.

(Não pensei em pedras de crack pois seus olhos refletiam a sinceridade da luz do coração e não a do sofrimento. Desejei-lhe um Natal feliz).

* Francisco Habermann é professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira