Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Eu nunca fui pesquisado, você já foi?

Eu nunca fui pesquisado, você já foi?

02/03/2018 Julio César Cardoso

Não conheço ninguém que já tenha sido pesquisado pelos institutos de pesquisas eleitorais.

Eu nunca fui pesquisado, você já foi?

Se as pesquisas que dão Lula na liderança não foram obtidas de vertentes petistas, então, podemos dizer que realmente este país não é sério, e a frase hipoteticamente atribuída ao ex-presidente francês Charles de Gaulle continua a mostrar a fotografia brasileira.

Não conheço ninguém que já tenha sido pesquisado pelos institutos de pesquisas eleitorais. Eu nunca fui pesquisado, você já foi?

Depois do escândalo do mensalão e agora do petrolão, desmascarado pela operação Lava-Jato, a qual trouxe a lume o esquema da macrodelinquência, mormente petista, comandado, e agora provado, pelo ex-presidente Lula, já condenado a 12 anos e um mês de prisão, causa estupefação que ainda existam brasileiros irresponsáveis que desejam a volta ao poder de um condenado pela Justiça.

Lula em seu primeiro ano de governo e graças ao Plano Real conseguiu até fazer uma boa administração, mas depois e com a eleição de Dilma Rousseff, o seu partido levou o país à quase bancarrota e deixou como espólio: mais de 13 milhões de desempregados e endividados, empresas quebradas, inflação alta, descrédito na comunidade financeira internacional e a Petrobras saqueada.

O Brasil não deseja Lula, mas sim apenas o contingente menor de petistas recalcitrantes e empedernidos, que torcem pelo PT com se ele fosse um time de futebol. E mesmo Lula condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, ainda assim existem irresponsáveis obcecados por Lula.

* Júlio César Cardoso é Bacharel em Direito e servidor federal aposentado



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves