Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como ativar o networking e aproveitar as oportunidades

Como ativar o networking e aproveitar as oportunidades

26/03/2018 Marcelo Olivieri

Manter o networking aquecido é a melhor maneira de ficar pronto para ser encontrado.

Como ativar o networking e aproveitar as oportunidades

O ano de 2018 está encerrando seu primeiro trimestre e o clima otimista, vivido nos últimos meses, já começa a dar sinal de resultados em vários mercados. O varejo anunciou a projeção de abrir mais de 20 mil novas lojas em 2018. Segundo a Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) esse é o melhor resultado em cinco anos.

Alguns indicadores positivos já mostram que as contratações voltaram a acontecer, os empresários, que representaram demanda nos últimos anos de crise, finalmente se sentem mais confortáveis para tirar os pés do freio.

Nesse cenário, os profissionais que estiverem preparados têm muito mais chances de alavancar a carreira nos próximos meses. Historicamente o segundo e terceiro trimestre do ano costumam ser os melhores para contratação para média e alta gerência no mercado de marketing e vendas.

Uma coisa eu posso garantir, por mais que a economia continue melhorando as vagas não surgem do nada, é preciso fazer um movimento em prol dessas novas oportunidades. Manter o networking aquecido, sem dúvida, é a melhor maneira de ficar pronto para ser encontrado nos próximos meses.

Esquentar os contatos, que estão sendo negligenciados há muito tempo, não é tarefa impossível. Acredite, o mais importante é começar de dentro para fora. Ou seja, comece contatando as pessoas mais próximas, amigos e colegas, pessoas com quem trabalhou no passado. A primeira camada da sua rede precisa saber quais são suas movimentações, são essas pessoas que irão pulverizar seu nome pelos quatro cantos. Sem falar que as pessoas mais próximas serão as mais dispostas a te ajudar.

Intensificar atividades nas redes sociais, é o segundo passo para começar a esquentar esses contatos. É indispensável ativar sua participação nas redes de negócios, como por exemplo o LinkedIn. A plataforma irá te manter atualizado sobre as movimentações feitas por outros profissionais, além de espalhar mais rapidamente suas próprias mudanças. A internet tem o poder de nos fazer presentes em qualquer lugar do mundo, ela é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas difíceis de encontrar pessoalmente.

Outra maneira muito natural de aumentar o networking é participando de eventos e fazendo cursos. Ninguém acha estranho quando você se aproxima, e quer saber mais sobre a atuação de uma pessoa, quando ambas estão partilhando a mesma sala de aula. A mesma naturalidade é percebida em eventos, quando abordamos outro participante para conversar, trocar experiências e até cartões de visitas. A conexão é natural e orgânica.

Participar de eventos e iniciar um curso de extensão são formas de manter-se atualizado e investir em suas capacidades técnicas. Informação e conteúdo são indispensáveis para estreitar relacionamentos. Afinal networking é mais do que trocar cartões de visitas, você precisa aprofundar o assunto, suas ideias devem ganhar destaque, e é nessa hora que o marketing pessoal tem a chance de brilhar.

* Marcelo Olivieri - bacharel em psicologia e MBA em Gestão Estratégica. Com mais de 10 anos de experiência no recrutamento especializado nas áreas de marketing e vendas, Olivieri é diretor da Trend Recruitment. 



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito