Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de aliar a tecnologia mobile ao negócio

A importância de aliar a tecnologia mobile ao negócio

04/04/2018 Julio Mila

A era digital modificou os hábitos dos consumidores e obrigou as empresas a repensarem seus negócios

A tecnologia mobile revolucionou a forma de fazer negócios e trouxe às empresas um novo cenário para aposta: o dos aplicativos (Apps). Em um mundo no qual há mais celulares que televisões, é impossível terminar o dia sem recorrer à tela do telefone móvel.

Pedir uma refeição, chamar um taxi, verificar o extrato bancário ou simplesmente checar os e-mails estão entre milhares de possibilidades de serviços que temos disponíveis na palma da mão.

A era digital modificou os hábitos dos consumidores e obrigou as empresas a repensarem os seus negócios e desenhar novas estratégias para se manterem competitivas no mercado atual. Os Apps são uma dessas táticas de melhorias nas transações.

Para transformar o modelo de negócio para o cliente e atender às expectativas dos consumidores da nova era digital, principalmente os millennials (indivíduos que nasceram entre 1980 e 2000), é preciso levar em conta o que o público em questão espera encontrar ao baixar um aplicativo.

Para isso, antes de mais nada, é preciso utilizar abordagens como Design Thinking, Lean Inception, dentre outras, para alinhar o produto aos desejos do usuário final. Quanto mais recursos as empresas puderem gerar por meio de um clique, mais assertiva será a abordagem com o cliente.

Mas como desenvolver um aplicativo que atenda às expectativas do consumidor final? Para lançar uma boa solução no mercado é fundamental contar com uma equipe preparada de arquitetos, especialistas em usabilidade e Agile Experts. O roadmap do produto deve ser decidido sob a orientação de grupos multidisciplinares.

Muitos desses desenvolvedores são full-stack e estão preparados para desenhar a melhor arquitetura, aliando a tudo isso com a boa experiência final do cliente. Antes de iniciar qualquer projeto de um novo App, precisamos saber qual o objetivo que a empresa deseja atingir.

Essa é a pergunta-chave que precisa ser feita para não errar na entrega do produto e aliar a marca à tecnologia mobile. A competição em um mundo digital exige criatividade para se lançar nos negócios, constante atualização para não ficar para trás e assertividade na entrega da solução.

Um projeto estruturado e apoiado por um bom time de profissionais é o que garante o sucesso de qualquer iniciativa. Quando um aplicativo é bem desenvolvido, ele permite que os clientes acessem sua empresa de forma assertiva, a partir de qualquer lugar e a qualquer momento.

Por isso, é primordial que, durante o desenho do projeto, a usabilidade seja analisada, assim como o conteúdo que será divulgado e as funcionalidades a serem oferecidas. Tudo para que o App não caia no esquecimento do usuário ou seja jogado na lixeira.

Ao disponibilizar um aplicativo, a empresa estreita os laços com os clientes e permite que eles se aproximem cada vez mais do seu negócio. Ao contrário do site, que é um ambiente no qual as pessoas procuram por informações, o aplicativo é um sistema de interação constante.

A velha e funcional estratégia de negócio se mantém a mesma: quem não é visto não é lembrado. Sem dúvida, a tecnologia mobile não vai parar de crescer. No atual mundo digital, os aplicativos deixaram de ser coadjuvantes e passaram a ocupar uma posição de destaque para o sucesso da estratégia de negócios das organizações.

Mas não se esqueça: é fundamental se certificar que o desenvolvimento de novos aplicativos seja feito por um parceiro tecnológico experiente, com um bom time de profissionais. Não basta ter um App, é preciso planejar previamente seu uso e os objetivos empresariais a serem atingidos.

* Julio Mila é Diretor de Digital Customer Experience da Resource.

Fonte: PLANIN – Assessoria de Imprensa da Resource



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira