Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em terras de ciberataques, empresas devem ser gigantes

Em terras de ciberataques, empresas devem ser gigantes

27/04/2018 Leonardo Barros

O modelo terceirizado é a melhor opção às PMEs frente às novas ameaças.

O crime cibernético como serviço está mais sofisticado com o número crescente de ataques a empresas de todos os portes, inclusive no Brasil. As organizações se movimentam de várias formas ao realizarem maciços investimos na ampla variedade de ferramentas e serviços existentes para combater ataques virtuais.

Dados da consultoria global Protiviti, especializada em Gestão de Riscos e Compliance, cenarizam este movimento ao apontar que 41% dos executivos brasileiros se engajam atualmente para levarem melhores práticas de cibersegurança em seus departamentos de TI.

Se de um lado há uma séria preocupação com os ataques por outro lado é preciso também estar atento sobre a forma como o ambiente de TI é monitorado e sustentado. E quando falamos em pequenas e médias empresas a preocupação é ainda maior, pois enquanto as grandes companhias nativamente se blindam, as PMEs protegem as suas infraestruturas tecnológicas com alguns cliques em softwares gratuitos, baixados até mesmo em lojas de aplicativos.

Frente às novas ameaças, a dica para essas empresas é apostar na contratação de uma equipe terceirizada para monitorar remotamente o ambiente de tecnologia da empresa. Do inglês, Network Operations Center (NOC), o serviço realiza o acompanhamento de todo a operação de TI por meio de softwares específicos e com uma equipe especializada que monitora os alertas gerados nos sistemas e nos ativos de TI, tais como computadores, roteadores, dentre outros.

O modelo terceirizado é a melhor opção às PMEs porque é substancialmente mais barato do que a implantação de um NOC interno e, ao mesmo tempo, mais produtivo pelo fato de eliminar a dependência de profissionais internos que assumem esse posto dentro da operação.

Tudo porque a terceirização traz mais disponibilidade à equipe caseira de TI que passa a cuidar dos assuntos estratégicos do negócio. Trazendo para o universo atacadista distribuidor, no qual a disponibilidade dos sistemas é essencial para o negócio, ter um NOC terceirizado significa maior agilidade nas performances de vendedores externos, que necessitam de informações e de suporte sistêmico online.

Portanto, a hora é de usar os recursos internos para inovação e manutenção em nome da segurança e produtividade do seu negócio.

* Leonardo Barros é diretor executivo da Reposit Tecnologia, provedora de soluções completas em gerenciamento de dados, especializada no atacado distribuidor e varejo.

Fonte: IMAGE Comunicação



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso