Portal O Debate
Grupo WhatsApp

9/06: Dia Mundial da Imunização

9/06: Dia Mundial da Imunização

09/06/2018 Rosemeire dos Santos Vieira

O Brasil tem o calendário vacinal gratuito mais completo entre os países em desenvolvimento.

A inoculação proposital de microrganismos em seres humanos (mecanismo de ação das vacinas) não é recente na história da humanidade. Existem relatos dessa prática por parte dos primeiros jesuítas no Brasil.

As vacinas são eficazes para produzir imunidade contra inúmeras doenças, muitas das quais têm sido erradicadas e controladas. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações, criado em 1973, representa um instrumento para proteger a população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos.

Atualmente, o Brasil tem o calendário vacinal gratuito mais completo entre os países em desenvolvimento, e é referência mundial na área de imunização. O Dia Mundial da Imunização, 09/06, tem a proposta de destacar a importância da prevenção de doenças infecciosas por meio da vacinação para todas as idades, sejam crianças, adolescentes, idosos ou adultos, mesmo gestantes.

Geralmente, os pais começam seguindo atentamente o preenchimento da carteirinha de vacinação a cada dose recebida pela criança, mas depois esse documento acaba esquecido ou até perdido, ainda que deveria ser preservada por toda vida.

É fundamental que a população saiba que as vacinas são seguras e podem prevenir doenças potencialmente mortais. As reações causadas pelas vacinas são raras e podem ser tratadas em sua maioria.

* Rosemeire dos Santos Vieira é professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves